Avançando na descoberta do maravilhoso mundo do conhecimento com atenção para as habilidades socioemocionais.

O objetivo do ensino nos Anos Iniciais é oferecer vivências que despertem a curiosidade das crianças por novos saberes. Por meio de atividades interdisciplinares, as aulas incentivam a postura investigativa para que, com as próprias mãos e ideias, os alunos sejam capazes de pensar e solucionar problemas

Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, professores polivalentes assumem o papel de mediadores e guiam os estudantes para que se tornem protagonistas de seus conhecimentos. Nesse nível, o Colégio Pentágono intensifica a formação do indivíduo e busca integrar ao dia a dia da escola conceitos de ética e cidadania. Além disso, a Orientação Educacional atua de forma a acompanhar e realizar intervenções necessárias nas turmas para o bem-estar coletivo.

O BRINCAR, tão importante para esta faixa etária, acontece em diferentes momentos e de formas que valorizam o aprendizado: é o aprender brincando aliado ao ser feliz na escola. Em paralelo, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a escola trabalha na consolidação da alfabetização.

Enquanto na Educação Infantil o inglês foca na “aquisição natural da língua”, nos Anos Iniciais, os alunos começam a aprofundar os conhecimentos do idioma por meio da escrita e da leitura em quatro aulas semanais. No 1º ano do Ensino Fundamental, a criança também participa de projetos temáticos ligados a países de língua inglesa, como Canadá, Estados Unidos, Austrália e Inglaterra. 

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, as Saídas Pedagógicas e Saídas Culturais têm o intuito de reforçar a aprendizagem dos alunos a partir da pesquisa de campo. Isso possibilita observar, registrar, entrevistar e, no aspecto interpessoal, estreitar as relações entre os colegas e os professores.

Materiais de Aula

Material 1º ano

Para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, um material didático personalizado, desenvolvido exclusivamente para essa faixa etária, faz parte do processo de aprendizagem. Fruto de um projeto inovador da equipe pedagógica da escola, o material é composto por duas apostilas, uma de Português e outra de Matemática, além de diversos complementos como jogos de tabuleiro e atividades lúdicas que motivam e engajam os alunos para aprender.

O material foi elaborado por professores, levando em conta a excelência acadêmica, ludicidade e o ser feliz na escola.

JOCA

O JOCA é o jornal produzido especialmente para crianças e jovens, e entra nas salas de aula dos Anos Iniciais para potencializar o trabalho com os diferentes gêneros discursivos da Língua Portuguesa. O uso desse conteúdo em sala de aula agrega valor ao ensino, amplia as leituras relacionadas aos projetos integradores e, ainda, possibilita atividades com os alunos que precisam ganhar fluência na leitura e na escrita.

A assinatura do jornal é incluída na lista de materiais do 1º ao 5º ano.

Projetos Integradores

Nos Projetos Integradores do Ensino Fundamental Anos Iniciais, uma pergunta que deve ser respondida ao longo do ano conduz todo o trabalho realizado em sala de aula. Parte da metodologia ativa – aquela em que os alunos assumem o protagonismo da própria aprendizagem –, as crianças, em grupos, pesquisam, investigam e chegam a um produto final, que será apresentado aos pais no final do ano. 

Nessa proposta de trabalho, o jovem se torna protagonista na construção do conhecimento e no desenvolvimento das competências cognitivas. Tudo isso está alinhado aos nossos cinco valores: a formação de cidadão do mundo, ser feliz na escola, parceria com as famílias, excelência acadêmica e formação do indivíduo.

Confira abaixo os temas trabalhados em cada turma do Ensino Fundamental Anos Iniciais. 

1º ano – Somos Crianças – Como é ser criança nos diferentes países, na escola, na família, em tempos antigos e atuais? Será que as crianças são todas iguais?
2º ano – Como proteger o nosso lugar na Terra? – Testemunhamos frequentemente a preocupação mundial com a natureza. Como podemos diminuir os danos causados e transformar a nossa relação com o lugar que vivemos?
3º ano – Você tem fome de quê? Os estudantes buscam soluções, com base científica, para que nós tenhamos mais saúde e qualidade de vida. Diferentes “fomes” podem existir para além dos limites do corpo físico e envolver arte, música, diferentes culturas, conhecimento, aprendizado, solidariedade, empatia e muito mais.
4º ano – Biomas: conhecer e proteger Os biomas brasileiros se tornam o fio condutor. Para desenvolver o projeto, os alunos coletam dados, fazem leitura investigativa de textos informativos e expressões culturais (artísticas, musicais, entre outras).
5º ano – A cidade que eu quero para nós Nesse ano, os alunos vão criar uma cidade ideal, o lugar que realmente queremos. Educação, Saúde, Urbanismo, Moradia, Indústrias são temas levados em conta pelos nossos jovens gestores, que têm a missão de criar uma cidade fictícia do zero.

Saídas Pedagógicas

Durante os Estudos de Meio, os alunos são convidados a explorar o ambiente externo ao Colégio: nas Saídas Culturais, o objetivo é visitar museus, exposições e instalações e participar de eventos culturais que ocorrem na cidade de São Paulo, sempre relacionados a conteúdos estudados em sala de aula. 

Já nas Saídas Pedagógicas, organizamos viagens de curto período que levam os alunos a locais específicos do Brasil com o propósito de imersão em temas previstos no nosso projeto pedagógico.

Ainda atrelado ao planejamento escolar, o Pentágono recebe especialistas externos que realizam aulas especiais, promovem interações diferenciadas e conversam com os alunos. 

Maker e Tecnologia

A cultura Maker é um convite ao protagonismo dos alunos para novas ideias e criações, permitindo o desenvolvimento de competências como criatividade, autonomia, resolução de problemas, colaboração e empatia. No Colégio Pentágono, o Maker integra a matriz curricular de todos os anos do Ensino Fundamental. 

Por isso, os projetos desenvolvidos com os alunos devem: 

  • Ser mão na massa: alunos protagonistas de atividades que permitam experimentação, observação e levantamento de hipóteses;
  • Ser significativos para os estudantes: o trabalho contempla os interesses dos alunos e lhes permite desenvolver projetos pessoais, que tenham real significado para cada um;
  • Instituir um ambiente colaborativo, no qual a construção do conhecimento seja feita de forma conjunta;
  • Ser lúdicos: valem a livre experimentação e o erro como parte importante do processo.

Para cultivar o espírito de inovação dos alunos, materiais e recursos digitais são essenciais. Todas as salas Maker têm chromebook, impressoras 3D, iPads, cortadora laser, materiais recicláveis e de papelaria. Todas as aulas são pautadas no conceito de Aprendizagem Criativa (MIT) e Project Zero (Harvard), além de utilizar abordagens do Storytelling e Design Thinking.

Agendamento de visitas

Unidade Perdizes/Bartira

Devido a problemas com o Sistema de Telefonia, 
pedimos que entre em contato diretamente 
com o segmento desejado:


Educação Infantil e 1º ano: (11) 99118-7339
learn&play: (11) 99119-4374
Secretaria: (11) 99108-3087
Coordenação Administrativa: (11) 99119-5763
Agendamento de visita: (11) 99108-5597