As aulas de Tutoria, para o Ensino Fundamental II, consistem em uma série de atuações de orientação educacional e acadêmica, em que os alunos aprendem a organizar a rotina escolar e desenvolver procedimentos de estudos como pesquisas, seminários, trabalhos em grupo, estudos em parceria com os colegas, o exercício da autoavaliação do desempenho pedagógico, proporcionando o desenvolvimento da autonomia no processo de aprendizagem. Os professores-tutores também atuam junto aos alunos no contexto da formação social do indivíduo, de acordo com temas sugeridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, tais como Ética, Educação para o consumo, Cidadania e Vida saudável supervisionados e acompanhados por orientadoras educacionais.

Recuperação em julho – Na segunda quinzena do mês de julho, acontecem os plantões com monitores para os alunos em recuperação nas diversas disciplinas.