Mais do que liberdade de escolha. 
No Pentágono o aluno tem poder de escolha.

Em 2021, o Colégio Pentágono deu início ao seu Novo Ensino Médio. Agora, a agenda semanal dos estudantes é planejada com base nas 1.800 horas de matérias básicas requeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A complementação do ensino ocorre com o Ciclo Pentágono, que aprofunda temas necessários para garantir aprovação nos principais vestibulares do País. 

Os destaques desse modelo educacional são os itinerários formativos do Pentágono, com foco em quatro áreas diferentes, entre as quais os alunos podem selecionar uma por semestre. Assim, aprofundam-se no “mundo” de diferentes profissões, o que lhes permite avaliar com mais precisão qual carreira seguir. São elas: 

Vida e Natureza
Ciências e Matemática
Artes, Linguagens e Ciências Humanas
Negócios e Empreendedorismo

Para tornar o Ensino Médio ainda mais personalizado, o Colégio Pentágono disponibiliza disciplinas eletivas para os alunos escolherem de acordo com suas habilidades e interesses individuais. 

A antecipação do Novo Ensino Médio no Pentágono colocou a escola como referência para outras instituições, tendo seu programa de ensino elogiado em reunião do Conselho Nacional de Educação (CNE).

No Ensino Médio, as aulas de inglês visam a preparação dos estudantes para os vestibulares. Na 2ª série, os alunos desenvolvem as habilidades da língua: compreensão e expressão escritas, compreensão auditiva e oralidade. Para a 3ª série, um material exclusivo trabalha o vocabulário de diferentes áreas profissionais. Os alunos desse ano podem, também, optar pela matéria eletiva de preparação para os exames SAT e TOEFL, que são exigidos nos processos seletivos de muitas universidades estrangeiras, em especial, as americanas.

É assim que, aqui no Pentágono, nós ajudamos nossos estudantes a construírem seus projetos de vida.

Eletivas

Diversas disciplinas eletivas estão disponíveis para os alunos do Ensino Médio do Colégio Pentágono. O principal objetivo dessas matérias é permitir que os estudantes explorem temas diversos, não necessariamente ligados ao itinerário formativo selecionado. Além disso, alguns cursos são feitos em parceria com universidades de renome, como IBMEC, Istituto Europeo di Design, FGV e Instituto Mauá de Tecnologia. Essas disciplinas serão ministradas por professores das instituições parceiras e têm limite de vagas. 

Todas as eletivas, tanto as matérias em parceria quanto as desenvolvidas pelo Colégio Pentágono, possuem certificado. Essa é uma forma de incentivar o aluno a preparar um currículo profissional e agregar valor em processos seletivos de universidades nacionais e internacionais, que avaliam competências e interesses, além de boas notas no boletim e nos vestibulares.

Projetos Integradores

Os Projetos Integradores são norteados por eixos temáticos e objetivam incentivar os alunos a aprender de forma autônoma e participativa, partindo de problemas e situações reais. Nessa proposta de trabalho, o jovem está no centro do processo de aprendizagem e participa ativamente dele, sendo responsável pela construção do conhecimento.

No Ensino Médio, os Projetos Integradores são semestrais e ligados aos itinerários escolhidos pelos alunos. Com as descobertas feitas ao longo das disciplinas específicas, os alunos são impulsionados a desenvolver um projeto relacionado à sua área de interesse. Novidade no Ensino Médio, esses projetos serão implementados de forma gradual, começando com turmas da 1ª série em 2022. 

Saídas Pedagógicas

Durante os Estudos de Meio, os alunos são convidados a explorar o ambiente externo ao Colégio: nas Saídas Culturais, o objetivo é visitar museus, exposições e instalações e participar de eventos culturais que ocorrem na cidade de São Paulo, sempre relacionados a conteúdos estudados em sala de aula. 

Já nas Saídas Pedagógicas, organizamos viagens de curto período que levam os alunos a locais específicos do Brasil com o propósito de imersão em temas previstos no nosso projeto pedagógico.

Redação Nota 1000

Seja no ENEM, seja nos principais vestibulares do Brasil e do exterior, uma coisa é certa: os alunos do Colégio Pentágono tiram notas excelentes em redação. Resultados tão positivos são fruto de um trabalho minucioso e de uma metodologia sistematizada do Pentágono de elaboração e correção em cada gênero textual. 

No Ensino Médio, a produção de textos se intensifica e os alunos desenvolvem mais profundamente as competências relacionadas à escrita, como a devida estruturação de um texto e a adequação da linguagem ao gênero solicitado.

A prática é frequente e assim alcançamos a perfeição: ao longo dos três anos do Ensino Médio, cada aluno escreve cerca de 90 redações. O processo também inclui correções externas e reescrita do material de acordo com o que foi indicado pelo corretor.

Além das boas notas, a habilidade de escrever bem também será muito útil para a vida que os alunos seguirão no futuro. Assim, ano após ano, não apenas formamos bons redatores para os vestibulares, mas também estimulamos o exercício da autoria entre os nossos estudantes.

Vestibular e Carreiras

Simulados

Quando o aluno se prepara para os processos seletivos de universidades, uma etapa importante é compreender como ocorrem os exames vestibulares e o ENEM. Nesse sentido, os alunos do Ensino Médio do Colégio Pentágono realizam oito simulados ao longo do ano. As notas destas provas também são usadas para compor a média escolar do aluno.

SIMULADOS POR SÉRIE

1ª e 2ª Série (por semestre):

– 3 simulados FUVEST (organização Colégio Pentágono)
1 simulado ENEM (organização Evolucional)

3ª série (por semestre):

– 1 simulado FUVEST (organização Colégio Pentágono)
1 simulado FUVEST (organização Evolucional)
– 1 simulado ENEM (organização Evolucional)
– 1 simulado ENEM (organização Sistema de Ensino Bernoulli)

Todos os simulados reproduzem exatamente como é o dia da prova oficial. No caso do ENEM, as atividades ocorrem em dois dias, têm a mesma divisão e a mesma correção. Além disso, os alunos recebem as orientações tradicionais dos principais exames e regras de horário de entrada e saída.

Fórum de Profissões

No Ensino Médio, os alunos têm a importante missão de decidir qual carreira seguir. Esse momento exige a responsabilidade de se conhecer profundamente para escolher a profissão com a qual terá melhor afinidade. Para ajudar nessa decisão, o Colégio Pentágono realiza anualmente o Fórum de Profissões para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Mais de 60 profissionais de 25 áreas diferentes participam de painéis, salas e oficinas direcionadas especialmente para tirar dúvidas dos alunos, trazer um pouco da experiência da profissão e permitir maior contato com a carreira que querem conhecer melhor. 

Monitorias e Estudos

O Colégio Pentágono oferece diversas iniciativas que ajudam os alunos a organizarem seus estudos e melhorarem o desempenho em sala de aula. As monitorias estão à disposição de todos os estudantes em dois formatos:

– Encontros presenciais para potencializar o aprendizado.
Agendamentos individuais para esclarecer dúvidas ou necessidades específicas com monitores das áreas de conhecimento.

O objetivo das monitorias é desenvolver a autonomia e o senso de responsabilidade do aluno com a sua aprendizagem. Incentivamos a dedicação do estudante para que ele supere desafios e avance em seus estudos.  

Com participação ativa de ex-alunos, universitários e recém-formados, os encontros ocorrem no contraturno. Além desses grupos, também existem monitorias para o Ensino Médio cujo foco é o preparo para os diferentes vestibulares.

  

Agendamento de visitas