Por acreditarmos na complementação do processo de ensino-aprendizagem fora da escola, propomos um roteiro de Estudo de Meio para cada uma das séries, que tem por objetivo proporcionar aos nossos alunos o contato direto com a riqueza do patrimônio cultural e natural do nosso País. Tendo como essência a abordagem multidisciplinar, as atividades aguçam a curiosidade e estimulam a pesquisa. Os alunos aprendem a compreender a paisagem por meio de observação e análise, e estabelecem relações entre fatores geográficos, biológicos, históricos, sociais e políticos.

Além disso, os Estudos de Meio são ótimos instrumentos para estimular o desenvolvimento das habilidades de pesquisa e liderança, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e autonomia responsável.

Em todas as saídas, os alunos são acompanhados por um coordenador da rede, professores e monitoria especializada

“Um dos parágrafos de argumentação utilizados em minha redação no ENEM envolveu a questão da alteridade definida por Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector, no qual tirei como base a viagem de Estudo de Meio ao Rio de Janeiro com a escola. A viagem foi fundamental para que eu me aprofundasse no conceito de alteridade, justamente por promover um ambiente participativo, em que um aluno pode ter a liberdade total de debater por um longo tempo com um professor. Porque, na classe, existe justamente a linearidade do vestibular, fazendo com que alguns conceitos passem desapercebidos.”

Rodrigo Rache, ex-aluno Pentágono, nota 1000 em redação no ENEM 2016

Acesse os links e confira as listas de enxoval de cada série: