Ensino no Colégio Pentágono

No Colégio Pentágono, os alunos são incentivados a se tornarem protagonistas do conhecimento. Para que isso ocorra, a proposta pedagógica se adapta em cada um dos segmentos, sempre alinhada com os nossos cinco valores.

O ensino ocorre por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem por projetos. Essa concepção tem um objetivo claro: transformar o aluno em agente. Vamos além do simples ouvir; colocar "a mão na massa” torna o aprendizado muito mais significativo para os estudantes, que, além da matéria, desenvolvem importantes habilidades cognitivas e emocionais.

O Projeto de Vida promove a evolução gradual do BRINCAR, nos primeiros anos da escola, para a aquisição de conteúdo no Ensino Fundamental e no Médio. Com base em uma educação humanista, formamos alunos para que eles sejam capazes de escolher o futuro que desejam seguir.

Na jornada de construção do conhecimento, a Excelência Acadêmica desenvolve um repertório excepcional, para que os estudantes ingressem nas melhores universidades do Brasil e do mundo.

Em um mundo que exige cada vez mais das pessoas, a fluência em um segundo idioma é essencial. Em nosso compromisso de formar Cidadão do Mundo, fortalecemos o ensino da língua inglesa, que entra na matriz curricular desde a Educação Infantil.

Nosso sucesso se deve, especialmente, à Parceria com as Famílias e ao nosso propósito de Ser Feliz na Escola. Acolhimento, preocupação com o bem-estar dos nossos alunos e contato frequente com as famílias são diferenciais importantes do nosso modo de ser e viver no Pentágono.

Em todo o cenário escolar, os professores assumem a posição de mentores que, dos bastidores, se dedicam para ver seus alunos brilharem no futuro que sonham alcançar.

Durante a Educação Infantil, o brincar entra com intencionalidade no projeto pedagógico. Dando os primeiros passos para conhecer um novo mundo, a interação social é estimulada por meio de atividades lúdicas.

Nos Anos Iniciais, o repertório começa a aumentar e o incentivo à investigação é ampliado. Nesse segmento, os alunos exploram um mundo além da escola.

Nos Anos Finais, ampliamos os componentes curriculares, junto com a sensibilidade da adolescência. O desenvolvimento de habilidades socioemocionais ganha lugar de destaque, e diversas atividades ajudam os alunos a compreender melhor a própria identidade e o seu lugar no mundo.

No Ensino Médio, o planejamento pedagógico é intensificado para contemplar os diferentes vestibulares e a vida após a escola. Nesses últimos três anos, os alunos são desafiados a dar o seu melhor e a conquistar a vaga na universidade com que sempre sonharam.