Desafios Pedagógicos

O Colégio Pentágono possui diversos desafios pedagógicos que promovem um ambiente estimulante dentro da escola. Esses programas reconhecem tanto os alunos com excelente desempenho quanto aqueles que desejam melhorar e se superar, mediante um maior comprometimento e esforço. São eles:

• Concurso Pentágono de Redação – Ocorre anualmente para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e incentiva a produção de textos com gêneros e temas diferentes em cada ano.
  • Pentágono English Olympics – Em grupos, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio são desafiados a pesquisar um tema da atualidade e apresentar em inglês para uma banca avaliadora.
  • Hackathon Pentágono Maker – Pensamento criativo e programação são as habilidades necessárias para o desafio do Hackathon. Aberto para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, essa iniciativa pode ser realizada individualmente ou em grupo.

Desafios Pedagógicos Externos

Participar das olimpíadas acadêmicas externas é uma grande oportunidade para os alunos testarem seus conhecimentos em diversas áreas de estudos. Com diversos benefícios, essas competições permitem que estudantes superem barreiras, compreendam suas competências e desenvolvam habilidades de estudo e solução de problemas. Além disso, fazer parte desses exames também impulsiona o currículo daqueles que querem aplicar em processos seletivos de universidades internacionais.

Mais do que ganhar uma medalha, participar dos desafios pedagógicos externos já é uma grande conquista para os alunos, uma forma de testar os próprios limites de aprendizado e se esforçar para sempre melhorar.

No Pentágono, alunos do Ensino Fundamental e Médio são convidados a participar dos seguintes desafios pedagógicos:

• Concurso Canguru de Matemática
  • Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP)
  • Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)
  • Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP)
  • Olimpíada Brasileira de Química Jr.
  • Olimpíada Brasileira de Física (OBF)
  • Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)
  • Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)

Times Olímpicos

Os alunos com bom desempenho escolar podem ser convidados para os Times Olímpicos do Pentágono. O objetivo desses times é preparar os estudantes para desafios pedagógicos e também aperfeiçoar habilidades específicas ligadas às disciplinas de matemática e inglês. O convite é feito via comunicado no início do ano letivo, e o aluno tem a opção de se juntar ou não ao grupo.

• Time Olímpico de Matemática – Os encontros começam no 5º ano do Ensino Fundamental e ocorrem até o 9º ano, com seleções formadas anualmente e divisão entre as turmas do 5º ano (nível 1), 6º e 7º (nível 2) e 8º e 9º ano (nível 3).
  • Time Olímpico de Inglês – Com encontros semanais, o time de inglês reúne estudantes de todas as unidades, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Unidade Alphaville

Unidade Morumbi