Home / Habilidades Socioemocionais

Habilidades Socioemocionais

Além do conhecimento técnico, as competências cognitivas e socioemocionais passaram a ocupar um espaço de destaque na formação dos indivíduos. A partir do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, os alunos se tornam capazes de conhecer melhor suas emoções, compreender situações desafiadoras e enfrentar suas frustrações.

O desenvolvimento dessa inteligência emocional passa por “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a ser” e “aprender a conviver”, e ocorre de maneira natural ao longo de todos os anos do Colégio Pentágono.

Definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as competências gerais são estas:

• Conhecimento
  • Pensamento científico, crítico e criativo
  • Repertório cultural
  • Comunicação
  • Cultura digital
  • Trabalho e projeto de vida
  • Argumentação
  • Autoconhecimento e autocuidado
  • Empatia e cooperação
  • Responsabilidade e cidadania
Empatia, cooperação e pensamento coletivo foram habilidades socioemocionais desenvolvidas pelos estudantes do 4º ano em ação de arrecadação de lacres
  • Conhecimento
  • Pensamento científico, crítico e criativo
  • Repertório cultural
  • Comunicação
  • Cultura digital
  • Trabalho e projeto de vida
  • Argumentação
  • Autoconhecimento e autocuidado
  • Empatia e cooperação
  • Responsabilidade e cidadania

Núcleo de Orientação Educacional

No Colégio Pentágono, o Núcleo de Orientação Educacional (NOE) colabora com a formação dos alunos, seus projetos de vida e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. O NOE tem como eixo condutor construir, junto ao aluno, as condições que facilitem o seu desenvolvimento do ponto de vista cognitivo, social e afetivo.

Formado por profissionais capacitados em pedagogia e psicologia e que estão sempre à disposição dos estudantes, o NOE atua diretamente no acolhimento dos alunos, seja individualmente, seja em grupos-classe. Esse grupo também se dedica a organizar rodas de conversa para abordar temas relacionados ao comportamento de crianças e adolescentes.

São três pilares que guiam todas as ações do NOE:

• 1. Orientar boa CONVIVÊNCIA entre os alunos;
  • 2. Fazer ACOMPANHAMENTO dos hábitos de estudo, comportamento e bem-estar dos alunos;
  • 3. Realizar o ACOLHIMENTO de todos os alunos e de suas necessidades específicas.

Projeto de Vida

Dos Anos Iniciais ao Ensino Médio, o Projeto de Vida se torna um “espaço” em que os estudantes podem desenvolver as habilidades socioemocionais de forma colaborativa. Na formação do caráter do indivíduo, o objetivo desses momentos é proporcionar a prática da reflexão como motor de transformação.

Além disso, durante as aulas de Projeto de Vida, os alunos são estimulados a se conhecer melhor. Ao longo do processo, eles se tornam capazes de identificar seus talentos, interesses e paixões. No meio do caminho, descobrem a realidade na qual estão inseridos, reconhecendo suas potencialidades, recursos e obstáculos. A partir desse cenário, que pode variar de aluno para aluno, estabelecem estratégias e metas para alcançar os seus próprios objetivos e realizar seus projetos de vida. Parte do trabalho do Núcleo de Orientação Educacional também envolve preparar as aulas do Projeto de Vida, para que, em grupo, os alunos possam se conhecer, compreender os seus colegas e desenvolver importantes habilidades relacionadas aos outros.

Durante o Ensino Fundamental, as orientadoras educacionais abordam temas relacionados a situações recorrentes em cada idade e propõem trabalhos para que os alunos explorem a sociedade à sua volta.

Estudantes em aula do Projeto de Vida do Colégio Pentágono

Eixos norteadores de cada ano:

• Quem eu sou

• Como eu vivo

• Como vivem os outros

• Como nos constituímos

• Como vivemos e transformamos o mundo

• Identidade

• Identidade e Diversidade

• Identidade e Transformação

• Identidade e Olhares

• Escolhas, organização e profissão

Projete-se

Em um século que demanda um poder cada vez maior de transformação e adaptação, é fundamental que os nossos alunos se posicionem de modo assertivo diante dos complexos desafios do mundo contemporâneo.

Para ajudá-los nesse processo, o Projeto de Vida se transforma no Ensino Médio e passa a focar no “se conhecer para escolher”. Com o nome de Projete-se, o programa do Colégio Pentágono visa a ajudar os alunos a projetarem o futuro que almejam, seja ele acadêmico, seja profissional.

Em encontros semanais, os estudantes compreendem o mercado de trabalho e também as próprias potencialidades e aptidões, de modo a estimular competências cognitivas e socioemocionais, como planejar, definir metas e se organizar.

• 1. Orientar boa CONVIVÊNCIA entre os alunos;

Agende sua visita