Processo de Ingresso 2024 – Ensino Fundamental Anos Iniciais

O objetivo do ensino nos Anos Iniciais é oferecer vivências que despertem a curiosidade inata das crianças e adolescentes. Por meio de atividades multidisciplinares, as aulas incentivam a postura investigativa para que, com as próprias mãos e ideias, os alunos sejam capazes de pensar e solucionar problemas sozinhos.

Os professores polivalentes assumem o papel de mediadores e guiam os estudantes para que se tornem protagonistas de seus conhecimentos. Com base em valores humanistas, o ensino nos Anos Iniciais fortalece o nosso tradicional acolhimento e o valor de Ser Feliz Na Escola.

Clicando nos links a seguir, você confere o processo de ingresso para as turmas dos Anos Iniciais:

Etapas 1º Ano:

• Registro do Interesse

O primeiro passo do processo de ingresso é entrar em contato com o Colégio Pentágono, indicando o nome, a idade da criança e o ano de interesse.

E-mail: alunosnovos.alphaville@colegiopentagono.com

E-mail: alunosnovos.morumbi@colegiopentagono.com

Formulário: AGENDE SUA VISITA

Unidade Perdizes Bartira (1º ano):

E-mail: alunosnovos.bartira@colegiopentagono.com

• Contato da escola

Nossa equipe de atendimento retornará o contato o mais breve possível, sugerindo uma data para visita presencial à escola.

• Visita e conversa

A família terá uma conversa individual com a coordenação pedagógica, momento em que será possível ter mais detalhes e esclarecer dúvidas sobre o Colégio Pentágono e a rotina dos alunos.

Em seguida, acontecerá a visita. No tour guiado serão apresentados todos os ambientes e espaços planejados especificamente para Educação Infantil, bem como o restante da escola. (cerca de 30 minutos)

• Reserva de Vaga

Os responsáveis pela criança receberão as informações para a reserva de vaga, bem como a lista de documentos necessários e prazo de envio.

• Vivência no Colégio

Para os estudantes matriculados que ingressam no início do ano letivo: o mês de novembro é reservado para uma vivência presencial no Colégio. Com o objetivo de facilitar a adaptação na nova escola, os futuros alunos participam de atividades lúdicas e integração em um dia repleto de diversão com a equipe e os novos colegas. No mesmo dia, pais e responsáveis podem participar de uma dinâmica em que são aprofundados procedimentos e informações sobre a rotina escolar, além do esclarecimento de dúvidas.

Para alunos que ingressam ao longo do ano letivo: a adaptação ocorre simultaneamente às aulas, com acolhimento e cuidado por parte da equipe pedagógica.

• Integração à comunidade escolar

Após a vivência, as famílias serão apresentadas à equipe pedagógica que acompanhará a rotina dos alunos ao longo do 1º ano do Fundamental. Os responsáveis também começarão a receber comunicados de interesse sobre o dia a dia escolar, como o calendário completo do próximo ano, os cursos extracurriculares oferecidos no contraturno das aulas, informações sobre os materiais necessários, entre outros. Com o início do período letivo, essa comunicação será feita pelo aplicativo do Colégio e todos os alunos receberão um e-mail institucional, bem como instruções de acesso às ferramentas digitais.

• Início das Aulas

Chegou o grande momento! Quando as aulas começam, a nossa dedicação com todos os alunos se intensifica. Uma longa jornada se inicia e, em parceria com as famílias, o Colégio Pentágono acompanha de perto o desenvolvimento dos alunos dos Anos Iniciais e estará sempre à disposição de pais e responsáveis.

Para informações gerais como calendário escolar, uniforme, lista de material, transporte, regimento, regras de convivência e seguro educacional, acesse essa página.

Etapas 2º ao 5º Ano:

• Registro do Interesse

E-mail: alunosnovos.alphaville@colegiopentagono.com

E-mail: alunosnovos.morumbi@colegiopentagono.com

Formulário: AGENDE SUA VISITA

Unidade Perdizes Caiubi (2º ao 5º ano):

E-mail: alunosnovos.perdizes@colegiopentagono.com

• Contato da escola

• Visita e conversa

• Avaliação diagnóstica

A criança passará por uma avaliação diagnóstica com a equipe pedagógica, que analisará melhor o perfil do aluno. Essa é uma etapa muito importante para conhecermos o seu filho. Lembramos que esta é uma atividade que não tem caráter eliminatório. Junto com a coordenação é possível esclarecer dúvidas sobre a atividade.

• Reserva de Vaga

• Vivência no Colégio – Vem brincar com a gente!

Para os estudantes matriculados que ingressam no início do ano letivo: o mês de novembro é reservado para uma vivência presencial no Colégio. Com o objetivo de facilitar a adaptação na nova escola, os futuros alunos participam de atividades lúdicas e integração em um dia repleto de diversão com a equipe e acolhimento especial pelos estudantes da série que fará parte.

Para alunos que ingressam ao longo do ano letivo: a adaptação ocorre simultaneamente às aulas. Um colega da turma é eleito para tornar o processo mais fácil e esse amigo será responsável por apresentar o novo aluno à turma e levá-lo para um tour mais que especial pela escola, compartilhando informações que só as crianças sabem trocar entre si.

• Integração à comunidade escolar

Após a vivência, as famílias serão apresentadas à equipe pedagógica que acompanhará a rotina dos alunos ao longo do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Os responsáveis também começarão a receber comunicados de interesse sobre o dia a dia escolar, como o calendário completo do próximo ano, os cursos extracurriculares oferecidos no contraturno das aulas, informações sobre os materiais necessários, entre outros. Com o início do período letivo, essa comunicação será feita pelo aplicativo do Colégio e todos os alunos receberão um e-mail institucional, bem como instruções de acesso às ferramentas digitais.

• Início das Aulas

Unidade Perdizes Bartira