Anos Iniciais

O objetivo do ensino nos Anos Iniciais é oferecer vivências que despertem a curiosidade das crianças por novos saberes. Por meio de atividades interdisciplinares, as aulas incentivam a postura investigativa para que, com as próprias mãos e ideias, os alunos sejam capazes de pensar e solucionar problemas.

Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, professores polivalentes assumem o papel de mediadores e guiam os estudantes para que se tornem protagonistas de seus conhecimentos. Nesse nível, o Colégio Pentágono intensifica a formação do indivíduo e busca integrar ao dia a dia da escola conceitos de ética e cidadania. Além disso, a Orientação Educacional atua de forma a acompanhar e realizar intervenções necessárias nas turmas para o bem-estar coletivo.

O BRINCAR, tão importante para esta faixa etária, acontece em diferentes momentos e de formas que valorizam o aprendizado: é o aprender brincando aliado ao ser feliz na escola. Em paralelo, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a escola trabalha na consolidação da alfabetização.

Enquanto na Educação Infantil o inglês foca na “aquisição natural da língua”, nos Anos Iniciais, os alunos começam a aprofundar os conhecimentos do idioma por meio da escrita e da leitura em quatro aulas semanais. No 1º ano do Ensino Fundamental, a criança também participa de projetos temáticos ligados a países de língua inglesa, como Canadá, Estados Unidos, Austrália e Inglaterra.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, as Saídas Pedagógicas e Saídas Culturais têm o intuito de reforçar a aprendizagem dos alunos a partir da pesquisa de campo. Isso possibilita observar, registrar, entrevistar e, no aspecto interpessoal, estreitar as relações entre os colegas e os professores.

Depoimentos