Projetos Integradores

Nos Projetos Integradores do Ensino Fundamental Anos Iniciais, uma pergunta que deve ser respondida ao longo do ano conduz todo o trabalho realizado em sala de aula. Parte da metodologia ativa – aquela em que os alunos assumem o protagonismo da própria aprendizagem –, as crianças, em grupos, pesquisam, investigam e chegam a um produto final, que será apresentado aos pais no final do ano.

Nessa proposta de trabalho, o jovem se torna protagonista na construção do conhecimento e no desenvolvimento das competências cognitivas. Tudo isso está alinhado aos nossos cinco valores: a formação de Cidadão do Mundo, Ser Feliz na Escola, Parceria com as Famílias, Excelência Acadêmica e Formação do Indivíduo.

Confira abaixo os temas trabalhados em cada turma do Ensino Fundamental Anos Iniciais:

1º ano – Somos Crianças. Do que somos capazes? – Como é ser criança nos diferentes países, na escola, na família, em tempos antigos e atuais? Será que as crianças são todas iguais?

2º ano – Eu, Você e o Mundo – Testemunhamos frequentemente a preocupação mundial com a natureza. Como podemos diminuir os danos causados e transformar a nossa relação com o lugar que vivemos?

3º ano – Você tem fome de quê? – Os estudantes buscam soluções, com base científica, para que nós tenhamos mais saúde e qualidade de vida. Diferentes “fomes” podem existir para além dos limites do corpo físico e envolver arte, música, diferentes culturas, conhecimento, aprendizado, solidariedade, empatia e muito mais.

4º ano – Eu sou do Brasil, o Brasil é nosso: conhecer para proteger – Os biomas brasileiros se tornam o fio condutor. Para desenvolver o projeto, os alunos coletam dados, fazem leitura investigativa de textos informativos e expressões culturais (artísticas, musicais, entre outras).

5º ano – A cidade que eu quero para mim– Nesse ano, os alunos vão criar uma cidade ideal, o lugar que realmente queremos. Educação, Saúde, Urbanismo, Moradia, Indústrias são temas levados em conta pelos nossos jovens gestores, que têm a missão de criar uma cidade fictícia do zero.

Agende sua visita

Unidade Alphaville