Processo de Ingresso 2024 – Ensino Fundamental Anos Finais

Em uma fase de intensas transformações, nos Anos Finais, os alunos desejam vigorosamente ter suas vozes escutadas. É função da escola promover essa oportunidade por meio de projetos que desenvolvam as competências e habilidades únicas de cada estudante.

Para cultivar os sonhos dos jovens, nas aulas multidisciplinares, os alunos colocam a mão na massa para solucionar desafios cada vez mais complexos. Nesse nível de ensino, a Formação do Indivíduo ganha maior destaque junto ao nosso tradicional acolhimento e ao nosso valor de Ser Feliz Na Escola.

Clicando nos links a seguir, você confere o processo de ingresso para as turmas dos Anos Finais:

Etapas:

• Registro do Interesse

O primeiro passo do processo de ingresso é entrar em contato com o Colégio Pentágono, indicando o nome, a idade do estudante e o ano de interesse.

Unidade Alphaville

E-mail: alunosnovos.alphaville@colegiopentagono.com

Unidade Morumbi

E-mail: alunosnovos.morumbi@colegiopentagono.com

Unidade Perdizes Caiubi:

E-mail: alunosnovos.perdizes@colegiopentagono.com

• Contato da escola

Nossa equipe de atendimento retornará o contato o mais breve possível, sugerindo uma data para visita presencial à escola.

• Visita e conversa

A família terá uma conversa individual com a coordenação pedagógica, momento em que será possível ter mais detalhes e esclarecer dúvidas sobre o Colégio Pentágono e a rotina dos alunos.

Em seguida, acontecerá a visita. No tour guiado serão apresentados todos os ambientes e espaços planejados especificamente para Educação Infantil, bem como o restante da escola. (cerca de 30 minutos)

• Avaliação diagnóstica

O estudante passará por uma avaliação diagnóstica com a equipe pedagógica, que analisará melhor o perfil do aluno. Essa é uma etapa muito importante para conhecermos o seu filho. Lembramos que esta é uma atividade que não tem caráter eliminatório. Junto com a coordenação é possível esclarecer dúvidas sobre a atividade.

Devolutiva: Após a realização da atividade, a equipe pedagógica prepara um feedback apontando as notas por disciplina e comentários específicos sobre o aluno. Esse retorno pode ser realizado por relatório em PDF ou encontro por Google Meet.

• Reserva de Vaga

Os responsáveis pela criança receberão as informações para a reserva de vaga, bem como a lista de documentos necessários e prazo de envio.

• Vivência no Colégio

Para os estudantes matriculados que ingressam no início do ano letivo: o mês de dezembro é reservado para uma vivência presencial no Colégio. Com o objetivo de facilitar a adaptação na nova escola, os futuros alunos participam de atividades de integração que envolvem uma dinâmica no Laboratório Maker, uma aula teste com a equipe de educação física e uma roda de conversa com as Orientadoras Educacionais, um dia repleto de diversão com os novos colegas.

Para alunos que ingressam ao longo do ano letivo: a adaptação ocorre simultaneamente às aulas. Um colega da turma é eleito para tornar o processo mais fácil e esse amigo será responsável por apresentar o novo aluno à turma e levá-lo para um tour pela escola.

• Integração à comunidade escolar

Após a vivência, as famílias serão apresentadas à equipe pedagógica que acompanhará a rotina dos alunos ao longo do Ensino Fundamental Anos Finais. Os responsáveis também começarão a receber comunicados de interesse sobre o dia a dia escolar, como o calendário completo do próximo ano, os cursos extracurriculares oferecidos no contraturno das aulas, informações sobre os materiais necessários, entre outros. Com o início do período letivo, essa comunicação será feita pelo aplicativo do Colégio e todos os alunos receberão um e-mail institucional, bem como instruções de acesso às ferramentas digitais.

• Início das Aulas

Chegou o grande momento! Quando as aulas começam, a nossa dedicação com todos os alunos se intensifica. Uma jornada se inicia e, em parceria com as famílias, o Colégio Pentágono acompanha de perto o desenvolvimento dos estudantes dos Anos Finais e estará sempre à disposição de pais e responsáveis.

Na primeira semana, os novos integrantes da sala são recebidos por alunos tutores que ajudarão no processo de integração. Além disso, junto à coordenação, também é realizada uma formação sobre o uso das ferramentas tecnológicas do Colégio.

Para informações gerais como calendário escolar, uniforme, lista de material, transporte, regimento, regras de convivência e seguro educacional, acesse essa página.

Agende sua visita

Unidade Alphaville