Ensino Médio

Em 2021, o Colégio Pentágono deu início ao seu Novo Ensino Médio. Agora, a agenda semanal dos estudantes é planejada com base nas 1.800 horas de componentes curriculares requeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A complementação do ensino ocorre com o Ciclo Pentágono, que aprofunda temas necessários para garantir aprovação nos principais vestibulares do País.

Os destaques desse modelo educacional são os itinerários formativos do Pentágono, com foco em quatro áreas diferentes, entre as quais os alunos podem selecionar uma por semestre. Assim, aprofundam-se no “mundo” de diferentes profissões, o que lhes permite avaliar com mais precisão qual carreira seguir. São elas:

• Vida e Natureza
• Ciências e Matemática
• Artes, Linguagens e Ciências Humanas
• Negócios e Empreendedorismo

Para tornar o Ensino Médio ainda mais personalizado, o Colégio Pentágono disponibiliza disciplinas eletivas para os alunos escolherem de acordo com suas habilidades e interesses individuais.

A antecipação do Novo Ensino Médio no Pentágono colocou a escola como referência para outras instituições, tendo seu programa de ensino elogiado em reunião do Conselho Nacional de Educação (CNE).

No Ensino Médio, as aulas de inglês visam a preparação dos estudantes para os vestibulares. Na 2ª série, os alunos desenvolvem as habilidades da língua: compreensão e expressão escritas, compreensão auditiva e oralidade. Para a 3ª série, um material exclusivo trabalha o vocabulário de diferentes áreas profissionais. Os alunos desse ano podem, também, optar pela matéria eletiva de preparação para os exames SAT e TOEFL, que são exigidos nos processos seletivos de muitas universidades estrangeiras, em especial, as americanas.

É assim que, aqui no Pentágono, nós ajudamos nossos estudantes a construírem seus projetos de vida.

Depoimentos