Home / Blog / Alunos do Pentágono participam de olimpíada internacional de inglês
08/04/2019

Alunos do Pentágono participam de olimpíada internacional de inglês

Equipe embarcou para a Inglaterra na última quinta-feira (4) e participou do primeiro desafio ontem (7). Saiba mais e veja as fotos

Aconteceu no último domingo, 7 de abril, a abertura da British English Olympics (BEO), olimpíada internacional de inglês que ocorre anualmente na Inglaterra e reúne estudantes de todo o mundo, com idade entre 12 e 16 anos. Esta edição marca a estreia do Colégio Pentágono na disputa, com uma equipe de 16 alunos que apresentam excelente desempenho no idioma. Os estudantes embarcaram na última quinta-feira (4) e estão hospedados na Benenden School, em Kent, onde disputam a primeira fase da competição.

Essa primeira etapa é composta por sete desafios — e nossa equipe participará de todos. O primeiro deles, chamado BEO Investigation, aconteceu no domingo (7) à tarde e abriu a participação da delegação do Pentágono, após uma breve apresentação sobre o Colégio na parte da manhã. Na atividade, que consiste em um projeto de pesquisa desenvolvido pelos alunos, nossa equipe demonstrou os cálculos da pegada de carbono (quantidade de emissão de gases do efeito estufa) de três produtos — abacate, azeite de dendê e gelatina —, da sua produção à chegada ao refeitório do Colégio. Além da explicação, eles também responderam a perguntas da plateia.

De acordo com o treinador da equipe, Fernando Marassi, coordenador de Viagens Internacionais e de Língua Inglesa do Ensino Médio, os alunos tiveram um ótimo desempenho no desafio. “Nosso grupo, modéstia à parte, foi muito bem. Agora, estamos esperando o debate, que é amanhã (terça-feira) cedo”, conta o professor, que acompanha os alunos na viagem ao lado de Cristina Chiochetti, coordenadora do Departamento Internacional (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) da Unidade Perdizes.

Nos próximos dias, os alunos ainda participarão de atividades que incluem debate, improvisação, teatro, música e desafios misteriosos que testam a criatividade dos competidores. Completa a lista o Country Spotlight, em que os estudantes farão uma apresentação especial sobre um país.

A preparação para os desafios começou no ano passado, e envolveu muita dedicação e engajamento da equipe. “Estamos todos na torcida pelo bom desempenho da nossa delegação e orgulhosos, desde já, por nos representarem internacionalmente”, diz Patrícia Martins Nogueira, diretora pedagógica geral da rede Pentágono.

Além da disputa acadêmica e da possibilidade de praticar o inglês, a experiência também permite que nossos alunos façam contato com estudantes de diversas nacionalidades e culturas, trocando conhecimento. Somente neste ano, participam mais de 1.800 jovens, representando países como China, Argentina, Ucrânia, México e Itália. Para completar a programação de imersão cultural, os alunos farão visitas a Londres, Cambridge e a Canterbury. A volta ao Brasil será no dia 19 de abril (sexta-feira).

Veja abaixo a lista dos alunos que integram o time que participa da BEO

Alice Araújo Hungria – 8º ano – Perdizes

Alícia Sayuri Reis Matsuda – 9º ano – Morumbi

Ariadne Trindade Panagoulias – 9º ano – Alphaville