Home / Blog / Do Colégio Pentágono aos EUA: Ex-aluno relata jornada acadêmica até a Michigan State University
10/10/2023

Guilherme Eckert Roda, ex-aluno do Pentágono, compartilha sua trajetória de aprovações nacionais e internacionais

Em meio aos corredores acadêmicos do Colégio Pentágono, uma história de conquista e superação teve seu ponto de partida. Guilherme Eckert Roda, ex-aluno do Colégio Pentágono, compartilhou os capítulos marcantes de sua jornada acadêmica, que culminou no ingresso à Michigan State University (MSU), nos Estados Unidos, com diversas bolsas de estudo e apoio da instituição.

Roda foi aprovado em Física Médica pela Universidade de São Paulo, na quarta colocação, e colecionou outras quatro aprovações nacionais na UFSCar, Unicamp, UFPR e UNESP (2º lugar). Nos Estados Unidos, além da Universidade de Michigan, o ex-aluno do Pentágono também foi aceito para o curso de Physics na University of Utah, University of Oklahoma, University of Minnesota, University of Missouri, University of Kentucky e Iowa State University.

No primeiro semestre de 2023, Guilherme se matriculou para cursar Física Médica na USP, com aulas na Faculdade de Medicina (FMUSP) e no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). O período foi marcado por aprendizados e reencontros com colegas do Pentágono. Em junho, começaram as despedidas do Brasil e dos amigos para seguir seu sonho de estudar fora. “Foram momentos de união e tristeza, mas algumas das amizades que fiz nasceram no EaD. Não tive medo de perdê-las, porque elas sempre fora fortes a distância”, afirmou.

A viagem ao exterior veio logo na sequência, em agosto, com a tão sonhada vaga garantida na Michigan State University, para o curso de Física. Ao ingressar na instituição americana, Guilherme foi convidado para o Honors College, o “Colégio de Honra” da MSU, uma comunidade de estudiosos de alto desempenho em que somente estudantes convidados pela coordenação da faculdade podem participar.

Vale destacar que Guilherme também conquistou bolsas de estudo internacionais. Uma delas é oferecida pela OISS (Office for International Students and Scholars), em parceria com o Escritório de Admissões da MSU, consistindo em um benefício diretamente aplicado no custo semestral do curso.

A outra é a Presidential Study Abroad Scholarship, uma oportunidade em que a Universidade facilita a experiência do aluno ao estudar por um período em outro país. “Por enquanto, ainda não defini quando nem como aproveitarei esse auxílio, mas considero a possibilidade de passar um semestre na Alemanha”, compartilhou Roda.

Mesmo com receios iniciais, Guilherme afirma, com alegria contagiante, que fez a escolha certa. “Acredito, hoje, que tenha tomado a decisão correta e acho que estou no lugar certo, na universidade a qual pertenço e muito feliz por estar aqui; toda a luta e esforço valeu a pena”, indicou.

“Me reconheço como um espartano e sei que aqui é o meu lugar. Go green!”, exclama Roda, celebrando não apenas uma aprovação, mas toda uma jornada de determinação e crescimento pessoal.

Confira na íntegra o relato de Guilherme Roda: