20/05/2016

45 anos – Elaine Grecco

Elaine Grecco

“Faço parte desta história

45 anos… Muito tempo, uma história, uma vida! Faço parte desta história com muitos momentos de alegria, conquistas, aprendizagem.

Bom, minha história com o Colégio Pentágono começou há 30 anos… Lembro-me bem do meuprimeiro contato, era final de novembro de 1985, na antiga unidade que ficava na avenida Europa. Cheguei com o meu currículo – naquela época se entregava em mãos, sem e-mail ou outros instrumentos tecnológicos – e fui convidada a entrar.

A imagem, conservo em minha memória até hoje: espaço enfeitado para o Natal, uma lareira linda e crianças circulando… crianças felizes! Meu pensamento foi um só… é nesta escola que desejo trabalhar! E assim foi. Na semana seguinte, fui chamada para uma entrevista e aprovada para um estágio, apesar de minha experiência de mais de sete anos. Tinha que aprender a trabalhar NESTA escola. Conversei com um senhor muito distinto que, em breves perguntas, me fez refletir sobre ser professora no Colégio Pentágono.

Pronta para começar… Feliz, coração acelerado. Desde o primeiro dia, tive a oportunidade de trabalhar com várias professoras, que me ensinaram muito!

Depois de uns meses, a notícia: uma sala de pré-alfabetização me esperava. Muitos desafios! Encarei com muito empenho e tive o meu primeiro ano de sucesso no Colégio Pentágono. Com o fechamento da unidade, fui convidada a trabalhar na unidade Morumbi. Pensei, então… Longe de minha casa, mais uma vez me senti atraída a aceitar o novo desafio.

Minha chegada à unidade Morumbi… 1987, rua de terra, poucas construções nas proximidades. Também guardo uma imagem marcante, que acontecia todos os dias: durante as aulas, as crianças em silêncio, trabalhando, ouviam barulhos de sininhos e corriam para as janelas dizendo “Pro”, são as vaquinhas! Algumas fazendas ainda estavam instaladas no bairro e, nesses momentos, os animais saiam para caminhar… Cidade de São Paulo?? Que privilégio!!! Muito verde, animais e, mais uma vez, crianças felizes. Minha motivação todos os dias.

Depois de vinte e poucos anos de trabalho como professora alfabetizadora, segundo, terceiro ano, fui convidada a assumir a Coordenação Pedagógico Educacional do Ensino Fundamental I… Mais um desafio! Senti-me revigorada! Novamente abracei, com muito entusiasmo, essa nova etapa de muita aprendizagem e trabalho, que desenvolvo até hoje. Sinto que cada dia é um novo dia, um diferente do outro.

Posso dizer que, durante esses 30 anos, muitas experiências foram vividas, juntamente ao meu percurso no colégio: me casei, tive uma filha, estudante do colégio desde o Maternal, nome da série na época, até o Ensino Médio. Hoje, é uma menina de sucesso, estudante de Medicina, que tem na parede de seu quarto uma foto maravilhosa com as grandes amigas que conquistou no Colégio Pentágono.

Agradecida sou, por tudo o que vivi e ainda vivo no colégio, sempre com aquela boa sensação do primeiro dia…”

Elaine Grecco, Coordenadora do Ensino Fundamental I da Unidade Morumbi.