Home / Blog / Alunos do ensino médio assistem a espetáculo de clássico da literatura
02/10/2018

Alunos do ensino médio assistem a espetáculo de clássico da literatura

Buscando contribuir com práticas que tornem a aprendizagem mais significativa, o Departamento Cultural do Colégio Pentágono organiza regularmente as chamadas saídas pedagógicas. A proposta é consolidar o trabalho desenvolvido dentro da escola e estimular o desenvolvimento acadêmico e cultural dos alunos.

Na última quinta-feira, 27 de setembro, um grupo de quase 90 pessoas, composto por professores e alunos das 3ªs séries do Ensino Médio, visitou o Teatro Eva Herz para assistir à peça “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

O espetáculo, baseado na obra de Machado de Assis, traz como figura central o narrador Brás Cubás, que depois de morto sente-se livre para refletir e opinar sobre tudo o que se passa ao seu redor – inclusive sua própria mediocridade. A adaptação teatral traz uma visão atual do romance, sem abrir mão da força do texto original.

Os Coordenadores do Departamento Cultural do Colégio, Orlando Brasil e Fernando Monteiro, acompanharam o grupo na saída e destacam sua importância para a formação dos alunos. “Nos limites da sala de aula, apresentamos apenas um escopo da realidade. Quando temos a oportunidade de aliar a teoria à prática, proporcionamos aos estudantes a experiência de analisar, recolher informações e sensações, favorecendo um aprendizado mais sólido e rico”, diz Orlando Brasil.

Segundo ele, o retorno dos alunos sobre a experiência foi muito positivo. “Muitos comentaram da importância de vivenciar de modo lúdico aquilo que haviam somente lido”, conta.

No mês de outubro, as saídas serão direcionadas, principalmente, ao fantástico mundo do cinema. Reforçamos o convite para que todos os alunos participem das iniciativas propostas às suas turmas.