Home / Blog / Bate-Bola com o Planeta – Attilio Martorelli – Março 2018
02/04/2018

Bate-Bola com o Planeta – Attilio Martorelli – Março 2018

No Bate-Bola deste mês, nosso Coordenador de Esportes da Unidade Perdizes, Prof. Attílio Martorelli, descreve as atividades no Pentágono, a prática de esportes no desenvolvimento dos alunos e os campeonatos que acontecem durante o ano todo.

Ele nos conta, qual o seu esporte favorito e o porquê de ter escolhido esta profissão.

Confira a entrevista completa:

 

Colégio Pentágono: Está se aproximando o início dos vários campeonatos que contarão com a participação das equipes competitivas do Colégio Pentágono. Como está sendo a preparação das equipes?

Prof. Attílio Martorelli: Os alunos estão se empenhando ao máximo durante os treinamentos, pois sabem que os jogos já estão por acontecer. Fundamentos, táticas e estratégias estão sendo trabalhadas por nossos especialistas. Além disso, para complementar a preparação, alguns jogos amistosos já aconteceram e outros estão sendo marcados para que as equipes possam chegar bem afinadas nas competições.

CP: Além do futsal, quais as outras atividades extracurriculares do Colégio Pentágono?

AM: No Pentágono, dentro da nossa Escola de Esportes, além dos esportes coletivos como Futsal, Vôlei e Basquete temos o Judô, a Ginástica, a Dança, as Artes Circenses, os Esportes Alternativos, tênis, a Patinação, Skate, Coral e a natação na unidade Alphaville.

CP: Quais alunos podem participar das atividades extracurriculares?

AM: Cada modalidade, levando em conta suas especificidades, tem uma restrição de idade mínima para o ingresso do aluno para execução de sua prática . Todos os alunos matriculados no Colégio podem optar por participar das atividades da nossa Escola de Esportes.

CP: Qual a importância da prática esportiva e como ela pode ajudar no desenvolvimento social e cultural dos alunos?

AM: É de fundamental importância a prática esportiva para o desenvolvimento geral do indivíduo. Estudos comprovam que a prática de atividade física auxilia também no aspecto cognitivo. Participar de campeonatos ou simplesmente fazer parte do grupo de treinamento vai muito além do sentimento de pertencimento e da valorização da autoestima. Dentro de uma competição, a todo momento, acontecem situações que desafiam nossos alunos. Enfrentá-las, garante o fortalecimento de suas habilidades socioemocionais e acaba por treiná-los para os desafios que virão ao longo de sua vida.

CP: Quais eventos esportivos o Pentágono participa?

AM: Participamos dos campeonatos que tem a duração de praticamente o ano todo, como a Liga Escolar, A Copa Diggio e a Copa Bola 5 de Futsal bem como outros torneios e festivais, para os quais somos convidados, como: Quality Cup de Futebol Society, Copa Pentágono de Futsal Júnior, Olimpíada da Hebraica, Festivais de vôlei na Hebraica e no E. C. Pinheiros, Torneios de Judô, Festivais de G.A, Play F. C. de Futebol Society, Olirena, Olibatista, Interband, Oliarqui entre outros.

CP: Agora uma curiosidade… quais esportes você já praticou e qual é o seu preferido?

AM: Como nasci no início dos anos 60, cresci, como a maioria da minha geração, brincando com os amigos do bairro. Nossa “quadra” era a rua, as linhas laterais eram o meio fio das guias das calçadas, as traves paralelepípedos. E a paixão sempre foi o futebol. Enquanto estudante, desde o antigo curso ginasial hoje EFII, participava dos interclasses e representava o Colégio e a Faculdade em que estudei nos diversos campeonatos, de futebol de salão (hoje futsal) e futebol de campo, que havia na época. Essa paixão pelo esporte, com certeza, me levou a buscar a profissão que exerço hoje.