Home / Blog / Bate-bola com o Planeta – Marcly Castro
07/04/2017

Bate-bola com o Planeta – Marcly Castro

Entrevista: Marcly Castro, Orientadora Educacional do Colégio Pentágono!

As primeiras provas bimestrais do ano letivo estão chegando. Ao invés de deixar para estudar na véspera, que tal se preparar adotando uma boa rotina de estudos? Quem dá a dica é Marcly Castro, Orientadora Educacional aqui do Pentágono: verificar o edital das provas, ler o material didático, elaborar um resumo e um mapa conceitual, além de nomear parágrafos são algumas sugestões da orientadora.

Segundo ela, a concentração vem com o treino: “Estabelecer tempo de trabalho, desligar o celular, preparar o ambiente de estudo e dedicar-se na tarefa são ações que colaboram para a concentração. No dia da prova, exercícios de respiração, pensamento positivo e autoconfiança devem ser utilizados”. Enquanto estudar sozinho favorece sua aprendizagem, estudar em grupo é uma boa maneira de trocar informações e tirar dúvidas. 3 dicas que não podem ficar de fora? “Dormir bem, alimentar-se e acreditar em si”, finaliza Marcly.

Confira!

Colégio Pentágono: As primeiras provas bimestrais do ano letivo se aproximam. Qual é a rotina de estudos ideal para os alunos se prepararem em casa?
Marcly Castro: Vale lembrar que o estudo deve ser diário e não apenas na véspera das provas. O passo seguinte para estudo deve ser: verificar o edital das provas, preparar o ambiente de trabalho, desligar o celular, ler o capítulo do livro didático, reler os registros, elaborar resumo, mapa conceitual, nomear parágrafos. Estabelecer um tempo de trabalho e cumpri-lo.

CP: Como melhorar a concentração durante os estudos? E no dia da prova?
MC: A concentração é treino. Estabelecer tempo de trabalho, desligar o celular, preparar o ambiente de estudo e dedicar-se na tarefa são ações que colaboram para a concentração. No dia da prova, exercícios de respiração, pensamento positivo e autoconfiança devem ser utilizados.

CP: Quais são as vantagens de estudar em grupo? E individualmente?
MC: Estudar em grupo traz a troca de informações e complementa e/ou esclarece possíveis dúvidas. O estudo individual favorece o próprio processo de aprendizagem.

CP: Para finalizar, pode nos contar 3 dicas do que os alunos não podem esquecer ao se prepararem para as provas?
MC: Dormir bem, alimentar-se e acreditar em si.