Home / Blog / Consciência ambiental, reaproveitamento e colaboração são os planos de fundo da Feira de Troca de Livros
30/10/2018

Consciência ambiental, reaproveitamento e colaboração são os planos de fundo da Feira de Troca de Livros

O Colégio Pentágono acredita que é essencial tratar de temas como a preservação do meio ambiente. E não apenas na teoria, mas sobretudo nas ações práticas que planeja e realiza.

Pensando em trabalhar a questão e promover o engajamento das famílias, as turmas dos 5ºs anos da unidade Perdizes encabeçaram a campanha para organizar a Feira de Troca de Livros, realizada na última sexta-feira, 26 de outubro. Para isso, convidaram todas as turmas do Ensino Fundamental I a doarem livros usados em bom estado. “Muitas famílias têm o hábito da leitura o que, normalmente, demanda a compra frequente de novos exemplares. Com o tempo, o acúmulo de livros se instala e surge a dúvida: o que fazer com aqueles que não serão mais lidos? Além disso, a compra anual de títulos paradidáticos acaba gerando o mesmo problema. Nossa proposta é fazer esses livros circularem e voltarem a ter utilidade nas mãos de novos leitores”, comenta Adriana Bulbovas, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I – 4º e 5º ano.

Durante a feira, os exemplares levados pelos alunos puderam ser trocados por outros títulos. A arrecadação foi um sucesso e, mesmo após as trocas, sobraram muitos livros. No entanto, nenhum deles voltou para o armários ou prateleiras esquecidas. “Os remanescentes foram encaminhados para doação às instituições conveniadas ao voluntariado do Colégio”, destaca Adriana.

Realizada desde 2016, a Feira de Troca de Livros é utilizada pelos educadores como uma uma oportunidade de conscientizar os alunos sobre a importância de preservar os livros, de adotar a doação como prática, do envolvimento no trabalho voluntário, além da economia nas despesas proporcionada pela aquisição de itens usados. “É também uma ação que promove o exercício da generosidade e da cidadania. Os alunos mais velhos, que estão cursando o 5º ano, compartilham seus saberes e experiências com o mais novos, ensinando que ler, trocar e doar são vivências que valem a pena”, finaliza a Coordenadora.

Confira algumas fotos da iniciativa. Elas retratam os alunos dos 5º anos explicando a proposta, orientando a feira e a contação de histórias feita pelos professores de Infoeducação.

 

 

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”620″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”600″ gallery_height=”400″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”10″ show_thumbnail_link=”1″ thumbnail_link_text=”Visualizar thumbnails” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]