01/08/2017

+ Cultura – Agosto 2017

Ballet – Teatro Alfa

Convidamos a todos os alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Colégio Pentágono para uma interessante saída pedagógica, que ocorrerá no dia 06/08/2017 (domingo), às 18 horas, para o Teatro Alpha. O Grupo Corpo é uma companhia mineira de dança contemporânea, criada em 1975 pelos irmãos Paulo e Rodrigo Pederneiras. A primeira trilha do grupo, Maria Maria, estreou em 1976, com música original assinada por Milton Nascimento, roteiro de Fernando Brant e coreografia do argentino Oscar Araiz. O balé ficou seis anos em cartaz e percorreu catorze países. Era o início de uma carreira sólida, que deixaria a companhia conhecida nacional e internacionalmente.

Segundo José Miguel Wisnik, professor de Literatura Brasileira na USP e autor de trilhas importantes para o grupo mineiro, “o Grupo Corpo já acumula uma grande contribuição para a música brasileira contemporânea”, pois, “desde os anos 1990, vem encomendando, de compositores da música popular, as trilhas originais para seus espetáculos. Arnaldo Antunes, Tom Zé, João Bosco, Caetano e Lenine fizeram, para dança, experiências que certamente não fariam no rumo central de suas carreiras”.

O Grupo Corpo estreia GIRA, a nova coreografia, com trilha musical especialmente composta e interpretada para o espetáculo pelo grupo paulista Metá Metá. Considerada uma das expressões mais inovadoras da cena musical brasileira, a banda tem marcante presença africana em suas composições. Bach, uma das mais prestigiadas coreografias de Rodrigo Pederneiras, com trilha sonora de Marco Antônio Guimarães, inspirada em J. S. Bach, complementará o programa. Um jogo entre o que se ouve e o que se vê, em que o barroco de Bach e o barroco de Minas Gerais se realizam como dança.

No dia 06 de agosto, nossos alunos poderão assistir a essas coreografias. Temos 70 ingressos disponíveis, de 03 até 20 de julho. Os ingressos para a temporada deste ano têm quatro preços, que informamos abaixo, já considerando o valor da meia-entrada:Setores 1 e 2 | plateia inferior, parte central e lateral = R$ 80,00;Setor 3 | plateia superior (balcão), parte dianteira e central = R$ 45,00;Setor 4 | plateia superior (balcão), fundo e lateral = R$ 25,00.

Recomendamos aos alunos a plateia inferior. A região central do setor 3 também tem bons lugares, mas pensamos que Bach não é um balé para ser visto de cima. A compra deverá ser feita diretamente na bilheteria do teatro ou por telefone, pelo número (11) 5693.4000. O comprador precisa se identificar como aluno do professor Fernando Monteiro, do Colégio Pentágono. Os ingressos ficarão reservados em lugares próximos, para que, na medida do possível, todos os nossos alunos assistam juntos.

Importante salientar que o colégio não disponibilizará serviço de transporte. Os pais ou responsáveis levarão os filhos diretamente ao teatro. Nosso encontro ocorrerá às 17 horas, no Teatro Alpha, uma hora antes do início do espetáculo. No dia 09 de agosto, teremos, ainda, a possibilidade de assistir novamente ao espetáculo. Todavia, haverá apenas 30 vagas disponíveis. Nesse dia, será possível conversar com os bailarinos sobre a concepção do espetáculo, figurino, iluminação, corpo de baile etc.

Contamos com a presença de vocês!

Informações:

Data: De 04 à 13 de agosto 2017.

Horários: Quarta e quinta-feira, 21h. Sexta-feira, 21h30. Sábado, 20h. Domingo, 18h.
Local: Teatro Alfa, rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro

Disponível em: