Home / Blog / + Cultura – MAM abre 2017 com exposição de Anita Malfatti
08/02/2017

+ Cultura – MAM abre 2017 com exposição de Anita Malfatti

Mostra celebra 100 anos da primeira mostra de arte moderna no Brasil

Com 70 obras, entre desenhos e pinturas de retratos, nus e paisagens, ilustram três fases da carreira da artista, considerada um dos principais nomes da arte brasileira do século XX.

O Museu de Arte Moderna de São Paulo abre, no dia 7 de fevereiro (terça-feira), a exposição Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna, apresentando cerca de 70 obras representativas da trajetória de um dos mais importantes nomes da arte brasileira do século XX. Para retratar a vasta produção da pintora, desenhista, gravadora e professora Anita Malfatti (São Paulo – SP, 1889 – 1964), a curadora Regina Teixeira de Barros concebeu a mostra como uma homenagem ao centenário da exposição inaugural do modernismo brasileiro, uma individual de Anita aberta em dezembro de 1917, e que recebeu severa crítica do conservador Monteiro Lobato na ocasião. A exposição traz um conjunto de obras que abrange diversos aspectos da produção de Anita e a apresenta como uma artista sensível às tendências artísticas a sua volta, respondendo de forma consciente e madura às discussões em pauta ao longo da primeira metade do século XX. Com a finalidade de apresentar um recorte dessa produção à luz destas questões, ela se divide em três momentos: os anos iniciais, que a consagraram como o “estopim do modernismo brasileiro”; os anos de estudos em Paris e sua produção naturalista; e, por fim, as pinturas com temas populares.

Obra de Anita Malfatti, O Farol, c. 1916. Óleo sobre tela. 46,3 x 61 cm.

Informações:

Abertura: 7 de fevereiro de 2017 (terça-feira) até 30 de abril de 2017

Entrada: R$ 6,00 – gratuita aos sábados

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo – Grande Sala

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Parque Ibirapuera (portões próximos 2 e 3) Horários: terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)

Tel.: (11) 5085-1318

atendimento@mam.org.br

www.mam.org.br