Home / Blog / Dica de Leitura – Agosto/2016

Um Lobo Instruído
Autor: Pascal Biet
Editora: Martins Fontes, 2010

A história fala de um lobo que chega a uma fazenda querendo comer alguns animais, pois estava faminto. Mas para a sua surpresa, esses animais são muito cultos e estão lendo livros. Eles ignoram o lobo, que fica bravo e procura aprender a ler para poder se aproximar dos animais.

O Lobo vai à escola, à biblioteca, compra livros e, depois de instruído, finalmente impressiona os animais da fazenda e eles se tornam amigos.

Por que ler para o seu filho?

Essa história deixa claro o encantamento que a descoberta da leitura proporciona e ressalta a sua importância para a formação do ser humano, de uma maneira muito divertida.

Fundamental para as crianças em processo de alfabetização, sendo uma ótima pedida, pois mostra que é pouco a pouco, persistindo, que chegamos a uma leitura fluente.

Com leveza, bom humor e lindas ilustrações, o autor demonstra que saber ler é muito mais do que somente juntar as letras.

O livro de Lisa – Uma Aventura no mundo da Literatura
Autor: Wieland Freund
Editora: Melhoramentos, 2012

Para Lisa, seria apenas mais uma manhã na biblioteca, uma manhã como qualquer outra, não fossem os dois garotos estranhos que apareceram de repente. E por que estariam tão interessados no livro que o velho bibliotecário estava escrevendo? Antes que possa responder a essa pergunta, o livro desaparece… E Lisa embarca em uma fantástica aventura acompanhada por ninguém menos que Tom Sawyer e Huckleberry Finn !

Nesse universo da literatura, Lisa e seus novos amigos se juntam a outros personagens famosos, Com Robinson Crusoé, Frankestein, Capitão Nemo e Dom Quixote. Todos com o objetivo de salvar o livro do bibliotecário das mão do malvado Capitão Ahab e dos terríveis macacos de Tinta.

A Biblioteca mágica de Bibbi Bokken
Autores: Jostein Gaarder, Klaus Hagerup
Editora: Companhia das Letras, 2003

Escrito por Jostein Gaardner, mesmo autor de O mundo de Sofia, e por Kaus Hagerup, este livro conta a história de Nils, um garoto de doze anos que acaba de voltar das férias escolares de verão, passadas em companhia de sua prima Berit, na cidade de Fjærland, interior da Noruega. Para não deixar de se falar, os dois decidem escrever um diário e remetê-lo de uma cidade a outra pelo correio.

Já de início, porém, parece haver algo de misterioso no diário de Nils e Berit. Ao comprá-lo numa livraria, Nils
conhece uma mulher estranha, alguém que ele e Berit haviam visto de passagem durante as férias.

A mulher faz questão de ajudar Nils a comprar o diário – uma esquisitice que ele não deixa de contar à prima já em sua primeira “carta”.

Em Fjærland, Berit se põe a segui-la. Diante da casa da mulher, Berit “furta” um pequeno envelope da caixa de correio. Dentro, encontra uma carta vinda da Itália, endereçada a uma certa Bibbi, que menciona um sebo em Roma. O estabelecimento guardaria não apenas livros raros, mas também livro sainda não escritos. E um desses livros se refere a uma certa “biblioteca mágica”.

Berit conta a Nils toda essa história em sua primeira carta. A aventura mal começou, mas o leitor já se vê mergulhado em um grande mistério. Quem é Bibbi e que biblioteca mágica é essa? É um caso para os pequenos detetives Nils e Berit investigarem a fundo – e tudo aquilo de que o leitor precisa para se divertir pelas páginas restantes. Em A biblioteca mágica de Bibbi Bokken, o grande herói é o livro e sua história, numa trama cheia de suspense e aventura.

Ensino Médio e Adulto

A cidade e as serras
Autor: Eça de Queirós
Editora: Ediouro, 2006

Jacinto, entediado da vida fútil em Paris, volta à província onde nasceu. Há um desvio de sua bagagem em um desencontro ferroviário. Prossegue a viagem, admirando de perto a natureza. Encantado com tudo, conhece Joaninha, que lhe consagra um amor sincero e puro. Resolve, então, permanecer em Tormes, onde encontrou a verdadeira felicidade.