Home / Blog / Docentes se reúnem para a abertura do ano letivo de 2024 e debatem sobre como seguir transformando futuros
19/01/2024

Em uma manhã repleta de expectativas do que esse novo ano reserva, os docentes do Colégio Pentágono retornam para a semana de planejamento de 2024. Seguindo o slogan e mote principal do Pentágono, “Todos os futuros começam aqui”, diversas palestras abordaram as conquistas e as oportunidades do ano anterior. O evento teve o objetivo de levantar reflexões  sobre a educação nos próximos anos e como aprimorar processos por meio da cultura de dados.

Colégio Pentágono realiza abertura do ano letivo de 2024

Patrícia Nogueira, Diretora Geral Pedagógica da Rede Pentágono, começou dando boas-vindas e apresentando as novidades pedagógicas e curriculares que os professores podem esperar para o ano. Logo após, Bruno Alvarez, Vice-Diretor de Inovações Pedagógicas, abordou a importância de reconhecermos as diferenças e potencialidades de cada aluno e de apoiá-los em seus sonhos e objetivos.

Em seguida, trazendo uma grande novidade deste ano para a rede, Diego Silva, Ex-Coordenador do Ensino Médio da unidade de Alphaville e agora Gestor de Dados do Pentágono, apresentou aos docentes a nova área em implementação no Colégio: a de Cultura de Dados. Com esse novo setor, o Pentágono tem o objetivo de analisar os dados e resultados dos alunos em atividades e avaliações para, assim, identificar dificuldades, necessidades e oportunidades de melhoria no ensino. Para auxiliar na avaliação e coleta dos dados, foi firmada uma parceria com a plataforma TriEduc, que irá aplicar simulados e provas que acompanharão o desenvolvimento dos alunos e professores, como a alfabetização dos alunos, por exemplo.

Ao longo das palestras, os gestores de cada área também apresentaram as principais mudanças para este ano e indicaram os próximos passos e mudanças no currículo. Para concluir a manhã de inspiração, os professores participaram de uma divertida dinâmica proposta por Claudia Stefanini, Gestora da área de Educação Física. Em uma orquestra corporal, o exercício envolveu ritmo e pulso, levando os docentes a refletirem sobre como o professor é o coração da escola. Se trabalharmos todos juntos, podemos seguir transformando cada vez mais futuros.