Home / Blog / II FEP – Fórum Estudantil do Pentágono
29/04/2015

II FEP – Fórum Estudantil do Pentágono

A abertura do II FEP teve início com a fala do Diretor Claudio Giardino, seguido das Coordenadoras Patrícia Bauer e Andréa Andreucci, do Ensino Médio de Perdizes e Morumbi, respectivamente. A fim de explicar como funcionaria o Fórum, contamos com o discurso dos professores que auxiliaram na organização do evento: José Bento Ferreira, Nelson Guimarães e Orlando Brasil, além da participação do aluno João Vitor Mahler – ex-aluno e mentor do FEP. Um vídeo descontraído também foi passado para incentivar os alunos no decorrer da programação.

Em seguida, os alunos inscritos, de 9º do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio, dirigiram-se à sala onde passaram a tarde de sexta-feira (24/04) e o sábado (25/04) abordando a temática referente a cada comitê: O conflito Israel-Palestina na Faixa de Gaza (CDH) e Reforma do Conselho de Segurança (AGNU), enquanto prezavam por manter o posicionamento oficial dos países que representavam.

Os debates foram acalorados no CDH, principalmente entre as delegações de Israel e Palestina que apresentaram argumentos pertinentes. Os outros estudantes também participaram com primazia expondo suas opiniões de forma ordenada, coerente e utilizando a norma culta da língua portuguesa.

Quanto às discussões na AGNU, os participantes montaram uma agenda para listar os temas que seriam discutidos no decorrer das sessões, direcionando melhor os discursos.

Após a abertura do evento e além dos objetivos designados a cada país, muitas crises foram aparecendo durante as sessões, com o propósito de dinamizar os debates e desafiar os alunos a enfrentarem situações totalmente novas e inesperadas.

Mesmo com todas as dificuldades dos temas de cada comitê, as divergências de opiniões e discursos dos delegados, os alunos mostraram estar bem preparados com conhecimentos geopolíticos e de diplomacia.

[dt_sc_blockquote type=”type2″ textcolor=”#1e73be”]Alunos engajados, preparados e bem animados. Esse foi o II FEP no último fim de semana. O nível das discussões e debates em nossos comitês neste ano foi, em vários momentos, magistral. Alguns alunos, realmente, surpreenderam. Não só o teor de suas exposições, como também a maturidade e destreza com as quais expuseram os temas propostos, foram de exemplar elevo e solidez. Nós, os organizadores, estamos muito satisfeitos com o resultado que obtivemos e já ansiamos pelo próximo. Que venha o III FEP[/dt_sc_blockquote]

Professor Orlando Brasil

Veja todas as fotos do evento no Facebook

Ao final do II FEP, durante o encerramento, foram entregues os prêmios aos destaques do Fórum:

Comitê AGNU

Terceiro lugar: Felipe Sagrbi – França.

Segundo lugar: Sofia Cajado e Frank Rudiger Lopes – Rússia.

Primeiro lugar: Susana Sakamoto e Beatriz Peixinho – Estados Unidos.

Comitê CDH

Terceiro lugar: Bernardo Saraiva – Arábia Saudita.

Segundo lugar: André Peron e Gabriel Moraes – Palestina.

Primeiro lugar: Diego Birenbaum e Geraldo Lippmann – Israel.

Parabéns a todos!