12/12/2016

Mercadinho no Integral

O Projeto “Mercadinho” surgiu a partir de uma simples brincadeira nos momentos livres dentro da sala do Integral, nos quais os alunos do 1º ano brincavam de comprar e vender objetos, utilizando o dinheirinho sem valor e tendo como prazer principal o “faz de conta”. Resolvemos, então, realizar essa vivência de uma forma dirigida, unindo a brincadeira com a aprendizagem, uma vez que o Sistema Monetário faz parte do conteúdo trabalhado em sala de aula e está presente na vida dos nossos pequenos.

Esse projeto tem como principal objetivo auxiliar no desenvolvimento da leitura, da escrita e do raciocínio matemático. Além de participar de uma aprendizagem lúdica, as crianças vão descobrindo, por meio de atividades práticas e situações do cotidiano, a expressar e justificar oralmente seus desejos, sentimentos, ideias e pensamentos, além de respeitar as diversas opiniões, atribuindo significados de acordo com suas hipóteses, mas levando em consideração os pontos de vista dos amigos e, assim, respeitando as diferentes soluções encontradas.

Nossos educadores desempenharam um papel fundamental durante esse projeto, orientando os nossos alunos e proporcionando situações desafiadoras, lançando perguntas que estimulam o pensar de diferentes formas, além de fortalecer o trabalho em grupo, a convivência e, é claro, a brincadeira no universo da fantasia.

Confira as fotos!