28/05/2015

Observando Rios

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II assistiram a uma palestra da SOS Mata Atlântica para sensibilização e conscientização da necessidade de preservarmos os corpos d’água próximos e para, juntos, monitorarmos a qualidade do nosso mais valioso recurso: a água.

A palestra deu continuidade às atividades iniciadas no mês de abril relacionadas ao projeto desenvolvido pela ONG SOS Mata Atlântica de observação de corpos d’água, o “Observando os Rios”. Este projeto reúne, na nossa escola, alunos dos três segmentos de ensino e os mobiliza em torno da qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d’água das localidades próximas às três unidades do colégio.

Outro objetivo da palestra foi a orientação de como será feito o monitoramento da água de rios por grupos de alunos com o uso de um kit desenvolvido pelo programa “Rede das Águas”, também da SOS Mata Atlântica. Após a palestra, dois representantes de cada turma foram a córregos próximos às suas unidades fazer a coleta.

Na fase de conclusão do projeto, os alunos sistematizarão os conhecimentos por meio de textos verbais e não verbais e, em seguida, prepararão e apresentarão seminários para a comunidade escolar, cujo fio condutor será a reflexão sobre as atuais e futuras ações dos habitantes da cidade sobre o ambiente.

Clique na unidade e veja as fotos!