Home / Blog / Planeta família – Muito além do pé de moleque
06/06/2017

Planeta família – Muito além do pé de moleque

Festa junina que se preze tem que ter pé de moleque, paçoca e canjica, mas, no Colégio Pentágono, essa festa vai além da comida típica. É um momento de aprendizagem sobre a cultura popular brasileira e de autoria dos alunos, que preparam uma grande exposição dos trabalhos de Artes e apresentações musicais.

Todos os anos, a Assessoria de Artes do Colégio Pentágono escolhe um tema para a festa junina, que é trabalhado pelos alunos durante o primeiro semestre, a fim de revelar e resgatar o patrimônio cultural brasileiro. Neste ano, o tema escolhido foi a Cerâmica, arte e técnica passada de geração a geração, que tem a argila como matéria-prima.

Essa conquista da aprendizagem se dá, também, por meio das aulas de Música, em que os alunos ampliam o repertório musical. Durante os ensaios, eles desenvolvem a expressão corporal, a memória auditiva, a memorização de movimentos e a noção rítmica. Nas danças de roda, também são trabalhadas a noção de pertencimento, a coletividade e a sociabilidade.
Outra característica da festa junina do Pentágono é a autoria dos alunos na decoração. Pinturas, esculturas, painéis… As unidades ficam repletas de obras de alunos, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, e é possível ver o resultado do empenho e da dedicação de todos. Expor a produção ao público também é uma grande conquista!

Apesar do caráter pedagógico e social da festa, cuja arrecadação é revertida para a ampliação dos projetos do Voluntariado, ela ainda é um momento de muita diversão. Há barracas de brincadeiras, doces, salgados, shows musicais e sorteios de prêmios. Bom arraial a todos!

Julia Contier Fares
Orientadora Educacional