Planeta Saudável – Junho 2017
Festa Junina com alimentos saudáveis
Que delícia essa época do ano, quando podemos ir com a família às quermesses e festas juninas escolares!
Mas não podemos nos esquecer de que as guloseimas dessas festas são pouco saudáveis. Geralmente, os alimentos são repletos de calorias, como a pamonha, as canjicas, os doces típicos e a maçã do amor, alimentos esses cheios de açúcares e gorduras.
Devemos resistir às tentações e dar preferência aos alimentos que possam satisfazer nossas vontades, sem cometer os excessos. Por exemplo:
Milho: alimento usado para fazer bolo,curau e pamonha, é rico em vitamina A, C, potássio, ferro e fibras. Melhor se consumido somente cozido.
Batata-doce: índice glicêmico baixo, quer dizer, eleva pouco a glicemia no sangue. Rica em vitamina C, betacaroteno e antioxidantes, que previne o envelhecimento.
Pinhão: contém vitaminas do complexo B, cálcio, fosforo e proteínas e é fonte de ômega 6 e 9, que auxilia no controle do colesterol.
Pipoca: rica em fibras e pobre em vitaminas. Melhor consumir na forma salgada, mas com pouco sal.
Churrasco: dê sempre preferência aos espetos de carne bovina ou frango, pois são menos gordurosos do que as linguiças, o pernil e as salsichas.
Evite, também, os doces típicos, como paçoca, pé de moleque, pamonha etc. Esses doces contêm a combinação de açúcares e amendoim e podem elevar muito o colesterol.
Uma última dica: preste muita atenção nas condições de armazenamento e no tempo de exposição desses alimentos para consumo. Nessa época do ano, percebe-se um aumento bastante elevado nos casos de intoxicação alimentar, devido à falta de estrutura das barracas.
Tomando os devidos cuidados, você poderá se divertir muito nessa festa típica brasileira, que é bastante agradável e deliciosa.
Por Liliana Lopuff
Nutricionista, Colégio Pentágono – Unidade Perdizes
Confira também algumas opções de lanches saudáveis recomendadas pela nossa nutricionista>>>