Home / Blog / Reunião de representantes de classe
17/04/2016

Reunião de representantes de classe

Representantes de classe

Participar da tomada de decisões e resolução de problemas é algo que deve ser aprendido e realizado desde a infância.

Acreditamos que nossos alunos se sentem mais envolvidos na vida escolar e se tornam coautores de parte do processo quando participam de momentos em que acontecem conflitos, surgem problemas ou aparecem boas surpresas. Nessas oportunidades se responsabilizam pelo espaço escolar, pelo ambiente acolhedor e organizado e exercem sua cidadania desde cedo. Tornar-se Cidadão do Mundo e Ser feliz na escola são valores importantes do Colégio Pentágono.

Nas últimas semanas, cada sala de aula do Fundamental I, por meio do processo democrático da eleição, escolheu dois representantes de classe que, por meio de reuniões com a coordenação e a direção, levam assuntos de relevância de seus grupos. Essas discussões seguem três critérios importantes:

• Eu elogio: aulas e professores, equipamentos e espaço físico.
  • Eu critico: tempo de recreio, brigas entre amigos, água acumulada na lona da areia.
  • Eu sugiro: aumentar 10 minutos no recreio 1 vez por semana, um funcionário secar a lona e conversar com os alunos do Fund.I e EM para manterem o pátio limpo.

Após elencarem os assuntos mais importantes nesses três critérios, levam-nos à reunião com a Coordenação para serem discutidos e, depois, para outra reunião com a Direção para a tomada final de algumas decisões.

Nesta semana já podemos comemorar muitas conquistas graças ao engajamento de nossos alunos! Estão todos de parabéns, nossos pequenos grandes cidadãos!