Home / Blog / Teatro do 9º ano do Pentágono promove reflexões profundas em peça ‘Ver e Viver São Paulo’
08/12/2023

Estudantes exploram imigração, racismo e o invisível na história da cidade, revelando um olhar transformador sobre São Paulo

Ver e Viver a cidade de São Paulo. Este foi o mote principal das apresentações do Teatro do Colégio Pentágono, promovidas por alunos do 9º ano, entre os dias 21 de novembro e 7 de dezembro. O evento, que encantou a comunidade escolar, abordou temáticas relevantes, promovendo reflexões sobre a rica história e diversidade da cidade.

Realizadas em diferentes turmas das Unidades do Colégio, as apresentações iniciaram com uma reflexão sobre a imigração, destacando a importância das diversas narrativas que contribuíram para moldar a metrópole paulistana. Em um segundo momento, os estudantes abordaram um delicado tema: o racismo, apresentando uma análise profunda sobre suas manifestações dentro da sociedade.

A terceira parte da apresentação provocou reflexões sobre a visibilidade na sociedade. Utilizando a pergunta do poeta Criolo – “Existe amor em SP?” – como ponto de partida, os estudantes exploraram a ideia de projetar identidades e olhares. A conclusão foi clara: o amor próprio também se constrói ao olhar para fora, reconhecendo que o invisível não é irreal.

O espetáculo “Ver e Viver São Paulo” deixou uma marca duradoura, promovendo não apenas a conscientização, mas também o incentivo à mudança e ao entendimento mútuo.

Outro ponto alto das apresentações, e também alinhado com ao tema do espetáculo, foi a entrega do livro “Olhares – A Poética de São Paulo”. A obra foi desenvolvida pelas turmas como parte do Projeto Integrador “Identidade e Olhares”, que abrangeu saídas pedagógicas ao Centro Histórico de São Paulo e ao Vale do Paraíba.

Confira mais fotos:

Alphaville | Morumbi | Perdizes