Home / Blog / Você Sabia? – 464 anos de São Paulo!
08/01/2018

Você Sabia? – 464 anos de São Paulo!

Fundada por religiosos portugueses com uma pequena população indígena local, nesse mês de janeiro, no dia 25, a tão amada Terra da Garoa comemora 464 anos de fundação.

Quem vê a tão movimentada metrópole esquece que, há 464 anos, não havia feiras gastronômicas, parques e eventos disponíveis. Hoje em dia, uma infinidade de coisas acontece na sétima maior cidade do mundo, com mais de 21 milhões de habitantes. Confira abaixo algumas curiosidades da cidade que nunca dorme e que acolhe com carinho imigrantes por toda parte.

1 – Os paulistanos são verdadeiros adoradores de pizza: a cidade é a segunda maior consumidora do mundo, atrás apenas de Nova York. São mais de 700 pizzas por minuto!

2 – São Paulo é considerada a capital mundial dos helicópteros. São 411 em toda a cidade, a maior frota do planeta.

3 – A cidade concentra o maior número de japoneses, libaneses e italianos fora de seus respectivos países de origem. Só a população de japoneses e seus descendentes na capital é estimada em quase 40 mil.

4 – Durante a revolução de 1932, os soldados usavam os vitrais do Mercado Municipal como treinamento para tiro. Após o fim das batalhas, foram necessários mais dois meses de ajustes para que o Mercadão pudesse ser inaugurado no dia 25 de janeiro de 1933.

5 – Próximo à Avenida Paulista existe uma enorme plantação de café. O Instituto Biológico, na Vila Mariana, tem aproximadamente 1.500 pés de café plantados, sendo o maior cafezal em área urbana no estado de São Paulo.

6 – A cidade tem a maior oferta cultural da América do Sul, com 110 museus, 40 centros culturais, 80 bibliotecas, 280 salas de cinema e 160 teatros.

7 – O metrô de São Paulo transporta cerca de 3,5 milhões de pessoas por dia. Em toda a história, mais de 20 bilhões de pessoas já passaram pelos trens da capital.

8 – No distrito de Parelheiros há uma cratera feita pela colisão de um meteorito há mais de 40 milhões de anos. Acredite ou não, é nessa cratera de 140 metros de profundidade que vivem cerca de 25 mil paulistanos.

9 – São Paulo é o maior destino turístico brasileiro, com quase 13 milhões de turistas por ano. No verão de 2017, São Paulo foi apontada como a cidade mais procurada pelos viajantes.

10 – Estima-se que a cidade tenha 1.500 km de rios subterrâneos, escondidos pelo crescimento e pela industrialização da metrópole.

11- Estima-se que há mais de 3.000 músicas sobre a cidade, superando até mesmo o número de músicas sobre o Rio de Janeiro.

Parabéns, São Paulo! Nós, paulistanos nascidos ou adotados pela Terra da Garoa, sabemos exatamente o que acontece nos nossos corações quando cruzamos a Ipiranga e a Avenida São João.