Home / Blog / Você Sabia? – A bandeira brasileira
01/11/2016

Você Sabia? – A bandeira brasileira

A bandeira brasileira

O dia 19 de novembro carrega consigo um significado especial. Nesta mesma data, em 1889, logo após o Brasil ser declarado República, encerrando, assim o período Imperial, ocorreu a renovação da bandeira nacional, representando as mudanças governamentais, fortificando a identidade do povo brasileiro e o seu patriotismo.

Redesenhada por Décio Vilares, as cores oficiais da bandeira brasileira são o verde, o amarelo, o azul e o branco, com a frase “Ordem e Progresso” e as estrelas representando os estados brasileiros.

Originalmente, simbolizavam as cores das casas reais da família de D. Pedro I. No entanto, ao longo dos anos, os brasileiros associaram outros significados para cada uma das cores:

• Branco: significa o desejo pela paz;
• Azul: simboliza o céu e os rios brasileiros;
• Amarelo: simboliza as riquezas do País;
• Verde: simboliza as matas (a rica floresta brasileira).

A frase “Ordem e Progresso” tem como base os estudos do filosofo francês fundador do positivismo, Augusto Comte.

No dia 11 de maio de 1992, a bandeira brasileira passou a ter 27 estrelas (formato atual), com a inserção dos estados do Amapá, do Tocantins, de Roraima e de Rondônia. De acordo com o Decreto de

Lei nº 5.443, de 28 de maio de 1968, sempre que um novo estado for criado no Brasil, uma nova estrela deverá ser inserida na bandeira brasileira.