04/01/2017

Você Sabia? – Ano Novo

Ano novo é sinal de renovação, de novas energias. Dia de festa, alegria e tradições que levamos em nossa bagagem desde muito novos.

Mas você sabia que o Ano Novo não é comemorado unicamente no dia 1º de janeiro? Exatamente! Muitos países com culturas diferentes comemoram o Ano Novo em uma outra data, com festas e ritos particulares de suas crenças.

Por exemplo, na China, o Ano Novo é comemorado no fim de janeiro, início de fevereiro, pois é baseado no calendário lunar. É a festividade mais importante da cultura chinesa, podendo durar até 15 dias, comemorada com pratos típicos, fogos de artifício, danças do dragão nas ruas e troca de envelopes vermelhos com dinheiro entre os familiares, além de muita decoração vermelha e as famosas lanternas para atrair boa sorte.

Em Israel (e em todas as comunidades judaicas), a passagem de ano é comemorada no mês de setembro, podendo variar bastante entre os dias. O Rosh Hashaná, como é chamado, é um período marcado por orações e jejum, as comemorações iniciam-se no pôr do sol do dia anterior e vão até o anoitecer do dia posterior. Os judeus consideram o seu ano atual como 5777, baseando-se na data de criação do mundo de acordo com a literatura rabínica.

Na Índia, o Ano Novo pode ser comemorado junto ao equinócio da primavera (hemisfério norte), ou, em algumas regiões, em outubro. A Festa das Luzes (como é chamado o Ano Novo hindu) é considerada uma das festas mais lindas do mundo, dura cinco dias, é cheia de lamparinas, velas e fogos de artificio, para afastar os maus espíritos, e celebra o retorno da deusa da prosperidade, Lakshmi.

Acreditamos que, independentemente de sua cultura, o Ano Novo vem cheio de esperanças, desejos e, o mais importante, oportunidades!

Que todos tenhamos um 2017 cheio de alegrias e sucesso!