Home / Blog / Você Sabia? – O Dia do Professor no Brasil e ao redor do mundo – Outubro 2017
09/10/2017

Você Sabia? – O Dia do Professor no Brasil e ao redor do mundo – Outubro 2017

 

 

 

Você sabia que no dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor aqui no Brasil? A data surgiu como costume no ano de 1827, consagrada à educadora Santa Tereza D’Ávila.

Nesse mesmo dia, D. Pedro I baixou um decreto que criava o Ensino Elementar no Brasil, mas, somente em 1947, 120 anos depois, a data passou a ser celebrada.

 

 

 

 

Essa comemoração também acontece em outros países do mundo. Confira abaixo:

  1. No dia 28 de março, os professores tchecos são homenageados e premiados pelo governo, pois esta é a data do nascimento do educador, escritor e cientista Comenius (Jan Amos Komenský).
  2. Nos EUA, o Dia dos Professores acontece sempre na terça-feira da primeira semana de maio, exceto em Massachusetts, onde a data é celebrada em 11 de setembro.
  3. Na Coreia do Sul, a data é comemorada no dia 15 de maio. Como costume, ex-alunos visitam seus professores com presentes, para mostrar respeito e gratidão aos ensinamentos.
  4. Na Índia, a comemoração é feita no dia 5 de setembro, aniversário do professor e ex-presidente Dr. Sarvapalli Radhakrishnan.
  5. Os chineses comemoram a data no dia 10 de setembro, mas muitas pessoas pedem para que esta volte a ser celebrada em 28 de setembro, dia do nascimento do filósofo Confúcio. Em Taiwan (República da China), a data também é uma homenagem ao pensador.
  6. O dia 5 de outubro foi estipulado pela Unesco como o Dia Internacional dos Professores. A intenção é fazer com que a população mundial reflita sobre o importante papel que nossos mestres exercem para a humanidade.

Aqui no Pentágono, nossos educadores são os grandes responsáveis por formar cidadãos preparados para enfrentar os desafios impostos pelo mundo. Por esses e outros tantos motivos, parabenizamos a todos esses inestimáveis profissionais pelo seu dia!