Home / Blog / Voluntariado Pentágono: A diferença que faz a diferença
26/05/2015

Voluntariado Pentágono: A diferença que faz a diferença

26 de maio foi o dia em que as crianças do projeto Voluntariado Pentágono Morumbi, em parceria com a ESPM Social, ajudaram na construção do cenário do auditório para a entrega do Prêmio Renato Castelo Branco 2015, que tem, como principal objetivo, premiar campanhas publicitárias que promovam responsabilidade socioambiental e cultural que contou, inclusive, com a apresentação da turma da dança e precursão, o Batukekê.

Em abril, nossas crianças já haviam realizado uma oficina com o artista plástico e cenógrafo Sérgio Mancini para montar toda a cenografia do auditório para a realização deste evento e já haviam conseguido construir partes da decoração.

O Voluntariado Pentágono, que existe desde 1998, é um projeto de grande importância para nós, pois é através dele que buscamos despertar em cada aluno o espírito de solidariedade e cidadania, propiciando-lhes uma visão efetiva da realidade social brasileira.

Sob os cuidados de Darli Sandrin Cordeiro, participam do Voluntariado Pentágono alunos do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, pais, professores e funcionários de todas as unidades.

Apresentação do Batukekê.

Conheça nossos projetos:

Caminhando para o Futuro – Morumbi
Este projeto é resultado do trabalho e do empenho de jovens voluntários do Colégio Pentágono sob a orientação e supervisão de mães voluntárias e da equipe pedagógica do colégio. Todos os sábados, eles se reúnem na Unidade Morumbi para oferecer às 180 crianças e adolescentes do Jardim Rebouças oficinas educativas, culturais, recreativas e esportivas. Em 2008, com a introdução do Batukekê, ampliou seus objetivos, proporcionando educação por meio da arte, música e dança para jovens de 13 e 14 anos da mesma comunidade. Neste projeto os jovens aprendem e desenvolvem habilidades artísticas nos ensaios de percussão, tocando diferentes instrumentos.

Projeto Mãos Amigas – Alphaville
Em parceria com a Secretaria de Saúde de Santana no Parnaíba, o Voluntariado Pentágono Alphaville mantém a entrega de cestas básicas e leite, doadas pelos alunos aos enfermos atendidos pelo município com doenças como: hanseníase, sífilis, aids, tuberculose. O Voluntariado promove também encontros entre alunos do Pentágono e as crianças da Creche Pirapora do Bom Jesus e do Instituto Engevix, proporcionando atividades recreativas e educativas.

Sal da Terra – Perdizes
O projeto tem como objetivo fazer com que os alunos voluntários do Colégio Pentágono promovam, semanalmente, aulas de reforço em matemática e português e atividades lúdicas às crianças da creche Sal da Terra. A Sociedade Sal da Terra é uma Organização não Governamental (ONG) com fins beneficentes e se propõe a realizar projetos sociais e educacionais junto à comunidade de Vila Anglo-Brasileira.

Para fazer parte do Voluntariado Pentágono, envie um e-mail para: darli.cordeiro@colegiopentagono.com

Diretor pedagógico geral Cláudio Giardino e coordenadora do Voluntariado Darli Cordeiro.