Home / Blog / Aluno do Pentágono é convidado pela Orquestra IBMA para apresentação no Chile
14/11/2023

Aluno do Pentágono é convidado pela Orquestra IBMA para apresentação no Chile

Ainda no Ensino Médio do Colégio, Isaac Antunes Bastos viveu uma experiência única tocando piano fora no país

Aluno da 2ª série no Colégio Pentágono, Isaac Antunes Bastos viveu recentemente uma experiência única ao ser convidado pela Orquestra IBMA (Igreja Batista Memorial de Alphaville) para tocar piano em uma apresentação no Chile.

A oportunidade surgiu devido à necessidade imprevista de pianistas para a viagem em apoio ao projeto “Igrejas21” de capacitação. A proposta foi aceita com entusiasmo, apesar das incertezas iniciais.

“Antes de ir e durante os primeiros dois dias, estava bem nervoso pois tinha receio do que eu iria errar e como isso prejudicaria o grupo. Porém, depois da primeira apresentação, que saiu bem legal, eu me adaptei e fiquei mais tranquilo para os próximos dias”, explicou Isaac.

Ao compartilhar as diferenças de tocar em uma apresentação como esta, Isaac destacou que a liberdade e os improvisos comuns na banda, em que está mais habituado, são o principal contraste com a precisão das partituras e a coordenação necessária em uma orquestra.

As dificuldades refletiram no impacto dessa experiência em seu desenvolvimento, que se sobressaem aos benefícios musicais. “Senti que me impactou mais no campo do desenvolvimento pessoal, como comunicação,responsabilidade, equilíbrio, sociabilização e tranquilidade, por exemplo”, afirmou o aluno do Pentágono.

Aos jovens que têm interesse no meio musical e querem investir nesse sonho, o conselho de Isaac segue alinhado à dedicação e perseverança: “Estudar, praticar e formar suas próprias oportunidades é a melhor forma de aperfeiçoamento no campo da música”.

O estudo musical, segundo o estudante do Pentágono, expande disciplina, capacidade de aprendizado, percepção espacial, autocontrole, expressão de sentimentos e criatividade. Um ensinamento do pai é algo que Isaac leva consigo nesta jornada: “Ser feliz não é algo que você sente, é uma condição que você conquista com disciplina, inteligência, honestidade e equilíbrio espiritual ao longo da vida.”