Home / Blog / Alunos se transformam em diplomatas na PMUN, Simulação das Nações Unidas Pentágono
03/10/2023

O evento proporcionou uma imersão no universo diplomático aos estudantes do Colégio Pentágono

No dia 29 de setembro, a Unidade Morumbi foi palco da primeira edição da PMUN, a Simulação das Nações Unidas Pentágono. Alunos de toda a Rede do Colégio mergulharam em uma experiência única ao assumir o papel de diplomatas por um dia, desbravando os caminhos das relações internacionais.

A atmosfera da simulação permitiu que os participantes representassem diversos países membros das Nações Unidas, partindo de três comitês distintos. No Comitê de Segurança Internacional e Desarmamento (DISEC), o tema foi a Guerra na Ucrânia, enquanto no Conselho de Direitos Humanos, os delegados discutiram sobre a Clonagem. Totalmente em inglês, o último comitê, chamado United Nations Environment Programme (UNEP), abordou a Crise Energética na Europa

Entre debates acirrados e reviravoltas inesperadas, o evento trouxe crises em tempo real, enquanto uma cobertura jornalística realizada pelos próprios alunos capturava os momentos cruciais. Confira depoimentos sobre a experiência:

Vale destacar que a iniciativa ganhou vida através de um comitê especial do Ensino Médio, liderado pelos alunos Pedro Lopes e Ícaro Freitas, idealizadores do projeto. Os estudantes contaram com total apoio do corpo docente do Pentágono, que assumiu papéis importantes durante a organização do evento.

Após o sucesso da primeira edição, a PMUN já integra os projetos do Pentágono para o próximo ano letivo em 2024. O evento se consolida como uma experiência educacional enriquecedora e formativa para todos os estudantes envolvidos.