Home / Blog / UOL | Volta às aulas: o que muda nas escolas com proibição de celulares
04/02/2025

UOL | Volta às aulas: o que muda nas escolas com proibição de celulares

Com a recente veiculação da matéria “Volta às aulas: o que muda nas escolas com proibição de celulares” no portal UOL, cresce o debate sobre os impactos da nova legislação que determina restrições ao uso de dispositivos móveis no ambiente escolar. A reportagem aborda em profundidade os desafios, adaptações e percepções de gestores, professores, estudantes e especialistas na primeira semana de aulas após a vigência da norma.

O Colégio Pentágono aparece na matéria como um dos exemplos de instituição que adotou medidas proativas para internalizar a proibição de celulares. Nas nossas unidades em Alphaville, Morumbi e Perdizes, a orientação da direção foi para que os professores também evitassem o uso de celulares em espaços comuns e dentro de salas de aula, uma forma de reforçar o compromisso com a nova cultura digital instituída e apoiar os estudantes nessa transição.

Essa iniciativa não é apenas uma imposição normativa, mas uma oportunidade pedagógica para resgatar interações humanas, melhorar o foco no conteúdo ministrado e promover a formação de hábitos saudáveis frente à tecnologia. Nossos estudantes são parte ativa dessa transição e, para esse momento, a orientação educacional preparou conteúdo e atividades de conscientização sobre o uso excessivo de celulares. Os jovens participação de diálogos, oficinas de conscientização e ações de sensibilização sobre uso equilibrado da tela.

Além disso, a direção e o corpo técnico entendem a proibição como uma chance de reafirmar o ambiente escolar como “espaço de aprendizados presenciais”, onde o olhar, a escuta e as trocas diretas têm papel central no desenvolvimento acadêmico e socioemocional.

A exposição na mídia reforça que o Pentágono está alinhado com as melhores práticas educacionais contemporâneas, antecipando-se a obstáculos e colocando a experiência dos alunos e aprendizado como prioridades.

👉 Acesse a reportagem completa no UOL e descubra como essa mudança vem sendo vivida nas escolas.