Home / Blog / Festa Junina do Colégio Pentágono resgata tradições populares do Brasil
29/05/2024

Festa Junina do Colégio Pentágono resgata tradições populares do Brasil

O evento será realizado nas Unidades Alphaville, Morumbi e Perdizes durante o mês de junho, unindo celebração cultural e ações sociais

A 35ª Festa Junina Pé de Moleque do Colégio Pentágono promete encantar a comunidade escolar durante o mês de junho. Aliando um mergulho na cultura brasileira e na arrecadação de doações para causas sociais, o tradicional evento já tem datas marcadas: dia 8 em Perdizes, 15 em Alphaville e 22 no Morumbi.

A 35ª Festa Pé de Moleque do Colégio Pentágono será realizada durante o mês de junho.

Integrada ao contexto pedagógico do Pentágono, a festa junina permite que alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio explorem 18 manifestações culturais brasileiras. Por meio de projetos, investigam a história e características artísticas de danças, músicas, artes visuais e cênicas.

“A festa junina do Pentágono é mais que uma simples celebração. Buscamos uma releitura das tradições populares para preservar e celebrar nossa identidade nacional. Observamos como as diversas regiões do Brasil dialogam com a miscigenação, contribuindo para a formação de nosso patrimônio imaterial”, aponta André Lindenberg, Gestor de Artes do Colégio Pentágono.

As festividades juninas do Pentágono incentivam os alunos a mergulharem nas tradições populares brasileiras. As crianças da Educação Infantil exploram cantigas de roda e o repertório do Vale do Jequitinhonha. Nos Anos Iniciais, criam mamulengos, estandartes das congadas mineiras, vestimentas do Maracatu rural, entre outros.

Já nos Anos Finais investigam tradições do Sul ao Nordeste, como danças de fita, expressões do Vale do Ribeira e o Jongo Paulista. A festa junina encerra com as quadrilhas juninas interpretadas pelo Ensino Médio, além de uma dança especial de ex-alunos, pais e colaboradores.

Comidas típicas e brincadeiras

Apreciado por muitos, o famoso sanduíche de pernil estará presente na Festa Pé de Moleque do Pentágono, junto com crepe, pastel e carne louca, além dos bolos e doces. A 3ª série, visando arrecadar verba para a formatura, comandará a barraca de cachorro-quente, correio elegante e venda de biribinhas.

Para as crianças aproveitarem todas as atrações, a “Pulseira da Alegria” promove o consumo consciente e o “brincar pelo brincar”, permitindo a retirada de prendas a qualquer momento sem a necessidade de entregar a pulseira. Ex-alunos do Colégio Pentágono podem adquirir ingressos com 50% de desconto, mediante compra antecipada.

Solidariedade e Responsabilidade Social

A Festa Junina Pé de Moleque é anualmente uma celebração solidária, com o valor arrecadado na barraca de bolos e doces revertido para apoiar projetos da Casa Transitória Moinho de Vento (Alphaville), G10 Favelas (Morumbi) e Paróquia São Domingos (Perdizes).

Além disso, alunos dos Anos Iniciais conduzirão ações sociais como parte do Projeto Integrador, incentivando os estudantes a se engajarem em causas relevantes. As turmas do  2º ano estarão focadas na coleta de tampinhas de garrafas, enquanto o 3º ano se dedicará à arrecadação de alimentos não perecíveis. Os estudantes do 4º ano se responsabilizarão pela coleta de lacres de latinhas e lixo eletrônico, e o 5º ano promoverá a doação de livros.

Serviço:

35ª Festa Junina Pé de Moleque – Unidade Perdizes