Home / Blog / Pentágono supera países desenvolvidos em avaliação PISA
31/08/2023

Pentágono supera países desenvolvidos em avaliação PISA

Resultados excepcionais colocam o Colégio acima de países como Finlândia, Coreia do Sul, Japão, Alemanha e Estados Unidos

O Colégio Pentágono comprovou sua força no cenário educacional e se destaca como protagonista no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) para Escolas, também conhecido como PISA-S. O teste foi aplicado na Unidade Morumbi em junho de 2022, e visa aprofundar a compreensão do desempenho interno das instituições de ensino, com resultados que ecoam globalmente.

Os números falam por si e revelam uma média que ultrapassa pontuações de países reconhecidos pela educação de qualidade, incluindo Finlândia, Coreia do Sul, Japão, Alemanha e Estados Unidos, nas três áreas críticas avaliadas: leitura, matemática e ciências

No cerne do sucesso do Pentágono no PISA-S está a habilidade dos alunos em se sobressair em diversas frentes acadêmicas. “Esses resultados indicam que os estudantes estão obtendo um bom desempenho nessas áreas, o que sugere que as estratégias de ensino e o currículo nessas disciplinas estão sendo eficazes para promover o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos”, explica Patrícia Nogueira, Diretora Geral Pedagógica do Colégio Pentágono.

Explorando as competências socioemocionais

A avaliação socioemocional, um aspecto crucial do PISA, os alunos do Colégio Pentágono mais uma vez se sobressaem. Os resultados demonstraram uma proficiência notável em otimismo e na empatia, qualidades de extrema importância para a colaboração e a coesão em equipe, além de áreas como estabilidade emocional, colaboração e autocontrole.

“O otimismo, relacionado à estabilidade emocional, indica que os alunos têm uma visão positiva de sua vida e futuro. A empatia, por sua vez, é fundamental para a colaboração, pois permite aos estudantes compreender e se conectar com os sentimentos e perspectivas dos outros, facilitando o trabalho em equipe e a convivência harmoniosa no ambiente escolar”, explica Patrícia Nogueira.

O êxito do Pentágono no PISA-S, embora já notável, não diminui sua busca por progresso. A dedicação em oferecer uma educação de qualidade continua sendo a força motriz do Colégio, assegurando que seus alunos estejam equipados para enfrentar os desafios do mundo em todas as disciplinas fundamentais.

O compromisso com a excelência educacional é evidente, uma vez que a instituição se prepara para enfrentar futuras avaliações. Neste ano, o PISA-S será aplicado nos dias 7 e 8 de novembro, nas Unidades Alphaville e Perdizes Caiubi do Pentágono.

Quer saber mais sobre os resultados surpreendentes do Pentágono? Explore os detalhes na página dedicada aos resultados do PISA-S

E para descobrir de que maneira a avaliação pode contribuir para impulsionar a qualidade educacional, confira o vídeo a seguir: