PISA para Escolas

Com a participação no PISA para Escolas (PISA-S) em 2022, o Colégio Pentágono passou a integrar um ranking internacional de educação. Por meio de uma prova que avalia o aprendizado durante o Ensino Fundamental, o Colégio comprova a excelência que os estudantes possuem em leitura, matemática e ciências, além do destaque para o equilíbrio entre o bem-estar emocional e o desempenho acadêmico.

O QUE É O PISA? E o PISA-S?

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) é uma prova desenvolvida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com o objetivo de analisar o desempenho escolar e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes do mundo inteiro. Na versão PISA-S (PISA for Schools/PISA para Escolas), essa avaliação é realizada por escolas que desejam ter acesso a informações importantes do cenário interno.

A prova é feita por alunos na faixa etária dos 15-16 anos, idade em que, geralmente, os jovens já concluíram o Ensino Fundamental. As métricas e critérios são idênticos ao PISA Global. No PISA para Escola, a instituição de ensino recebe um relatório com médias, análises e apontamentos de melhorias na aprendizagem após a realização da prova.

Média do Pentágono

Os estudantes do Pentágono se destacaram nas três áreas avaliadas pelo PISA: Leitura, Matemática e Ciências. Esses resultados sugerem que as estratégias de ensino e o currículo nessas áreas do conhecimento estão sendo eficazes para promover o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.

Resultados do Colégio Pentágono no PISA-S

Nos resultados divulgados em  2023, a média do Pentágono em leitura, matemática e ciências se comprovaram consideravelmente superior a países que são referência mundial em educação como Finlândia, Coreia do Sul, Canadá e Alemanha – a comparação foi feita a partir dos resultados do PISA Global realizado em 2022.

Desenvolvimento Socioemocional

Entre os critérios de avaliação do PISA, um questionário socioemocional procura evidenciar aspectos da saúde mental e bem-estar dos estudantes. Esse estudo avalia 15 competências agrupadas em cinco subdomínios: estabilidade emocional, envolvimento com os outros, colaboração, desempenho de tarefas e abertura ao novo. Esses subdomínios estão ligados à estrutura conceitual do Big Five, que inclui Otimismo (estabilidade emocional), Assertividade (envolvimento com os outros), Empatia (colaboração), Autocontrole (desempenho de tarefas) e Curiosidade (abertura ao novo).

Os estudantes do Colégio Pentágono apresentaram bons resultados em todos os cinco subdomínios, com especial destaque para Otimismo e Empatia. O Otimismo, relacionado à estabilidade emocional, indica que os alunos têm uma visão positiva de sua vida e futuro. A Empatia, por sua vez, é fundamental para a colaboração, pois permite aos estudantes compreender e se conectar com os sentimentos e perspectivas dos outros, facilitando o trabalho em equipe e a convivência harmoniosa no ambiente escolar.

Quais conclusões podemos tirar?

Os resultados, em geral, estão acima da média da OCDE de países desenvolvidos → isso indica um bom desempenho acadêmico dos estudantes do Pentágono

Os alunos são otimistas em relação à própria vida e à sua saúde → o que sugere um bom equilíbrio entre o bem-estar emocional e o desempenho acadêmico.

Um aspecto importante é que eles demonstram autocontrole → essa habilidade é essencial para lidar com os desafios e a pressão do ambiente escolar.

Unidade Alphaville

Unidade Morumbi