Home / Blog / Alimentação saudável como um dos pilares da vida escolar
27/11/2023

Alimentação saudável como um dos pilares da vida escolar

No Colégio Pentágono, a nutrição é vista como um alicerce para o desenvolvimento acadêmico dos alunos

A relação entre nutrição e desempenho acadêmico tem sido tópico de diversas conversas entre pais e escolas, que evidenciam como a qualidade dos alimentos ingeridos influencia diretamente no desenvolvimento cognitivo e no comportamento dos estudantes. Uma alimentação saudável, com uma dieta balanceada, não é apenas uma questão de bem-estar físico, mas também desempenha um papel crucial na promoção de hábitos que reverberarão ao longo da vida.

A influência positiva de uma alimentação equilibrada transcende o aspecto físico. Está ligada à capacidade cognitiva e ao desenvolvimento emocional dos alunos. Estudos indicam que uma dieta equilibrada, rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais, não só promove a saúde cardiovascular e a manutenção do peso, mas também melhora a concentração, a memória e a capacidade de aprendizado.

Nesse sentido, as escolas têm a responsabilidade de criar ambientes que incentivem e facilitem escolhas alimentares saudáveis, preparando os alunos para uma vida de bem-estar.

No Colégio Pentágono, essa compreensão da relação entre alimentação e aprendizado se traduz em ações concretas. Há um envolvimento de nutricionistas especializados no planejamento diário das refeições dos alunos, que garantem a quantidade adequada de calorias e qualidade nutricional essencial para o pleno desenvolvimento físico e cognitivo.

O compromisso do Pentágono com a alimentação saudável transcende também as fronteiras da cantina, por meio de uma sólida parceria estabelecida com a NutreBem. Utilizando a plataforma digital, acessível por meio de um aplicativo, os pais têm a oportunidade de monitorar o consumo nutricional de seus filhos na cantina escolar, além do acesso a uma avaliação nutricional personalizada.

Cultivando futuros brilhantes

No Pentágono, os alunos não apenas se beneficiam de refeições balanceadas durante o dia, mas também recebem a educação necessária para fazer escolhas informadas e saudáveis ao longo de suas vidas.

Uma das iniciativas que mais se alinha a esta ideia é o Projeto Horta, promovido entre as turmas do 2º ano EFAI do Colégio. Numa proposta pedagógica inovadora, as crianças mergulham na experiência de cultivar vários tipos de alface que prometem não apenas crescer mas também são a garantia de uma recompensa saborosa.

“A horta traz o prazer em ver uma salada gostosa e saudável crescer. A perspectiva é que: se eu cuido e vivencio o crescimento de uma hortaliça, terei incentivo em comer o que é bom para a minha saúde”, destacou Dulcinéa Penno Machado, uma das idealizadoras do projeto. “As crianças aprendem a cuidar de uma plantinha, desde a germinação, crescimento e degustação. Ao provar as folhas cultivadas com cuidado especial, o sabor , também, será especial”, completou.

Dentro da iniciativa, os alunos participaram  ainda de degustação de baby pepinos, baby tomates e  baby pimentões, legumes cultivados com sementes naturalmente modificadas que produzem folhas e legumes pequenos e mais doces. Uma experiência enriquecedora e deliciosa, que consolidou ainda mais a conscientização sobre uma alimentação saudável, exercendo um impacto positivo na mentalidade das crianças.

Em um momento em que a saúde e o bem-estar dos estudantes estão no centro das discussões, o Colégio Pentágono destaca-se como uma instituição que não apenas compreende a importância da alimentação saudável, mas a coloca em prática de maneira exemplar.