Home / Blog / Celebrando Culturas: Aprendendo Inglês por meio de datas comemorativas
22/03/2024

Celebrando Culturas: Aprendendo Inglês por meio de datas comemorativas

Por Maria Cristina Chiochetti*

Aprender sobre a origem das datas comemorativas ao estudar um novo idioma ajuda os alunos a se aprofundarem na cultura e nas tradições dos países onde essa língua é falada. Desde a Educação Infantil no Colégio Pentágono, onde o aprendizado é abordado de forma contextualizada e lúdica, fazemos uso das celebrações dessas datas para contar a história por trás de cada uma delas.

Colégio Pentágono realizar celebração do St. Patrick's Day nas aulas de inglês

No início do ano letivo, durante o Valentine’s Day, os alunos não apenas aprendem sobre o Dia dos Amigos, mas também se encantam com a história do bispo que desafiou a proibição do Imperador celebrando casamentos. Valentim, o sacerdote, continuou a realizar cerimônias secretamente, sendo preso e condenado à morte, tornando-se um mártir e, posteriormente, um santo reconhecido pela igreja católica. Durante sua prisão, as pessoas enviavam flores e cartões para expressar sua crença no amor, originando a celebração romântica conhecida como Dia dos Namorados. A troca de corações, cartões e chocolates ocorre em muitos países em 14 de fevereiro, incluindo nossa escola, enriquecendo o vocabulário e praticando novas estruturas por meio de parlendas e histórias relacionadas ao tema.

O mesmo ocorre com o Saint Patrick’s Day, em 17 de março, uma data comemorativa de origem irlandesa que exploramos para aprender sobre a cultura e tradições desse evento, o maior e mais celebrado da Irlanda. Nossos alunos se envolvem com a história de São Patrício, um missionário que evangelizou os povos da Irlanda após anos de cativeiro e estudo. Além dos símbolos tradicionais, como o trevo de três folhas e os Leprechauns, nossos alunos se divertem e aprendem através de atividades como caça ao pote de ouro, promovendo o uso do inglês de maneira descontraída.

O Halloween, tão aguardado, também é explorado para explicar seu significado e origem, desde a crença antiga de que os mortos visitavam os vivos até a tradição moderna de “trick or treat”, estimulando a curiosidade dos alunos por meio de pesquisas e discussões em sala de aula.

Outra data comemorativa rica em tradições e aprendizado é o Thanksgiving Day, muito celebrado pelos americanos e canadenses. Os alunos aprendem sobre a origem dessa celebração, desde os desafios enfrentados pelos primeiros colonizadores até a tradição contemporânea de agradecer as bênçãos do ano. Exploramos também curiosidades como a Black Friday e o perdão simbólico concedido ao peru pelo presidente dos Estados Unidos.

Viajar pela cultura dos países por meio dessas datas comemorativas não só enriquece o aprendizado, mas também prepara nossos alunos para serem cidadãos globais, capazes de compreender e interpretar diversos contextos culturais.

*Maria Cristina Chiochetti – Coordenadora do Departamento Internacional da unidade Perdizes do Colégio Pentágono

Texto originalmente publicado no Blog do Pentágono no Estadão: https://www.estadao.com.br/educacao/colegio-pentagono/celebrando-culturas-aprendendo-ingles-atraves-das-datas-comemorativas/