Home / Blog / Pentágono English Olympics celebra excelência no inglês em competição inspiradora
07/09/2023

Desafio pedagógico destaca proficiência na língua inglesa e habilidades criativas dos alunos

A 6ª edição do Pentágono English Olympics (PEO) aconteceu no dia 2 de setembro, em um sábado repleto de energia na Unidade Morumbi. O desafio pedagógico, promovido pelo Colégio Pentágono, colocou à prova a criatividade e a habilidade oral dos estudantes na língua inglesa. O uso do idioma, inclusive, foi obrigatório em todas as apresentações e desafios.

O desafio deste ano girou em torno do tema central: “Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development” (Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em tradução livre).

Alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio puderam participar do projeto em equipes, abrangendo turmas das três unidades do Pentágono, sendo divididos em três categorias com atividades distintas.

Para os estudantes do 4º e 5º ano, a categoria “Create a symbol” envolveu a criação de um super herói, com o uso de materiais recicláveis. Já os alunos do 6º ao 8º ano tiveram a oportunidade de participar da “Raise awareness“, que os desafiou a criar jogos para conscientização sobre sustentabilidade. Por fim, do 9º ano à 3ª série, a temática “Debate to transform” colocou os competidores frente a frente em debates e discursos envolventes.

A avaliação considerou critérios como conteúdo, expressão oral, linguagem corporal, participação e, é claro, o uso eficaz do inglês. As equipes vencedoras, que conquistaram o 1º, 2º e 3º lugares em cada categoria, foram recompensadas com medalhas, camisetas do projeto, bottons comemorativos e certificados de vencedores.

Mas a celebração não se limitou ao pódio. Todos os alunos participantes receberam um botton de participação no projeto, um símbolo de reconhecimento pela dedicação e empenho demonstrados.

Inglês na prática

O PEO é uma iniciativa do Departamento Internacional do Colégio Pentágono, que visa estimular a prática da língua inglesa e desenvolver habilidades essenciais, como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas.

A competição aborda conteúdos que desafiam os alunos para o uso da língua inglesa, exigindo dos participantes um alto grau de proficiência e conhecimento geral. O raciocínio crítico e a exploração linguística mais elaborada são fatores de avaliação e pontuação que tornam este evento empolgante e desafiador.