Home / Blog / Qual a idade certa para matricular meu filho na Educação Infantil?
14/09/2023

Qual a idade certa para matricular meu filho na Educação Infantil?

Escolher o momento certo para matricular os filhos na escola envolve considerações legais e pessoais

Uma questão que frequentemente preocupa os pais é o momento adequado para matricular seus filhos na escola. A resposta pode seguir dois caminhos: o prático, com a idade indicada pela legislação, ou mais pessoal, que leva em consideração a análise individual de cada caso e como o início da educação infantil formal se integrará harmoniosamente na rotina das crianças.

Desde 2013, a legislação nacional determina a obrigatoriedade da matrícula de crianças de 4 anos (completos até 31 de março do ano correspondente) na Educação Básica, incluindo a pré-escola. Apesar de a lei estabelecer a idade apropriada para o início da idade escolar, isso não exclui a possibilidade de os pais optarem por matricular seus filhos desde o primeiro ano de vida.

Para além da obrigatoriedade

A decisão sobre quando iniciar a educação formal depende da situação individual de cada família, levando em consideração a rede de apoio disponível, os horários de trabalho dos pais, a cultura familiar e outras questões pessoais que influenciam na escolha da idade escolar mais adequada para cada criança.

Durante o crescimento de uma criança, o período do nascimento até os seis anos é uma fase importante em que o cérebro passa por um desenvolvimento intenso. Existem inúmeros benefícios que a escola proporciona às crianças, dentre os quais se inclui a formação de valores, atitudes e comportamentos, que contribuem para o desenvolvimento de uma consciência crítica e participativa em relação à sociedade em que vivem.

No Pentágono, a Educação Infantil traz brincadeiras e interações no centro do projeto pedagógico. A aprendizagem ocorre por meio da convivência com os outros, da conexão com a natureza, das conversas em grupo, da imersão na leitura, das atividades lúdicas e da diversidade de expressões incentivadas pelo Colégio.

Nesta fase, em que cada experiência é uma descoberta única, a missão da vivência escolar é amplificar a curiosidade natural das crianças. Portanto, matricular seu filho em uma instituição de ensino de qualidade é uma demonstração de amor e afeto.