Home / Blog / Alunos do G5 participam de encontro com autores
08/10/2018

Alunos do G5 participam de encontro com autores

Nas últimas semanas, as turmas do G5 das três unidades do Colégio Pentágono receberam visitas para lá de especiais: estiveram com as crianças Bel Linares e Alcy, autora e ilustrador do livro “Meio-dia Macaco Assobia – Brincando com Parlendas”.

A iniciativa, organizada pela equipe de Infoeducação, foi recebida com entusiasmo pelos pequenos, que puderam fazer perguntas aos responsáveis pela obra trabalhada em sala de aula. E as indagações eram muitas: “quantos livros vocês já fizeram?”, “qual foi a inspiração para escrever Meio-dia Macaco Assobia?”, “como você consegue pintar tão certinho, Alcy?”, dentre outras.

“Gosto muito desse jogo de rimas simples proposto pelas parlendas. Os desenhos que remetem a essas combinações desafiam as crianças a decifrá-las. Assim, elas sentem-se leitoras do texto e são estimuladas a aprender as palavras”, comentou Bel.

Depois do bate-papo, o encontro seguia para sua parte mais animada. Alcy fazia alguns desenhos para as crianças num flipchart (bloco de papéis apoiado por um cavalete) e elas tinham que descobrir a qual parlenda ele estava se referindo. Bastavam poucos traços para a resposta surgir na ponta das línguas e todos entoarem juntos versos como “hoje é domingo pede cachimbo” ou “meu pintinho amarelinho”. Ao final da visita, cada turma recebeu um autógrafo dos autores para ser guardado em sala de aula.

“As crianças passam meses estudando um mesmo livro e colocam seus autores e ilustradores no lugar de mitos, pensam neles como pessoas inatingíveis. É muito especial para elas a oportunidade de conhecer e interagir com essas figuras. Essa vivência aproxima e desperta o interesse pelo universo da leitura e do aprendizado”, observa Radamés Silva, Coordenador Geral de Arte e Infoeducação.

Veja algumas fotos das visitas: