Home / Blog / Planeta Saudável – Fevereiro 2018
30/01/2018

Planeta Saudável – Fevereiro 2018

Volta às aulas com lancheira saudável

A educação alimentar deve começar ainda quando crianças, como forma de promoção à saúde e prevenção de doenças, pois a indisciplina pode resultar em problemas futuros.

As férias chegam ao fim e um dilema volta a fazer parte da rotina de muitos pais: o que colocar na lancheira da escola? É importante saber que, preparar o lanche do seu filho com alimentos saudáveis e nutritivos, resultará em uma saúde plena.

As crianças que adotarem uma alimentação mais saudável terão melhor qualidade de vida na fase adulta.

É muito importante, na hora da montagem da lancheira, pedir a opinião da criança para saber a sua preferência e aversões.

Os alimentos que devem ser evitados nas lancheiras são aqueles ricos em açúcares e gorduras e pobres em nutrientes. São eles: balas, pirulitos, gomas de mascar, biscoitos recheados, refrigerantes, suco artificiais ou adoçados; frituras, como rissoles, coxinhas e pastéis; maionese; salgados com embutidos, como salsicha, presunto/ apresuntado; salgadinhos de pacote e pipocas industrializadas.

Na hora da montagem, seguem algumas dicas que irão ajudar:

• É importante fazer as compras com antecedência, evitando a substituição de última hora, causando insatisfação na criança ou repetições de preparo;
  • Coloque uma opção de fruta, porém, sempre junto à criança, para que a mesma faça a escolha;
  • Não coloque embalagens inteiras ou pacotes fechados. Fracione sempre em porções;
  • Coloque uma garrafinha de água para que a criança tenha o estímulo para consumir;
  • Os achocolatados e as guloseimas possuem muita gordura e açúcares, por isso, evite-os na lancheira. Combine com a criança e escolha apenas um dia da semana para levá-los;
  • Em dias muito quentes, evite colocar na lancheira iogurtes, lanche com queijos e frios ou produtos que necessitem de refrigeração. Opte por uma lancheira térmica.

Seguindo estas dicas, é possível deixar as lancheiras mais saudáveis e as crianças bem nutridas.

Fernanda N Landim
Nutricionista Alphaville

Confira também algumas opções de lanches saudáveis recomendadas pela nossa nutricionista>>>