Home / Blog / Time Olímpico de Inglês do Pentágono desenvolve habilidades cognitivas e socioemocionais com imersão na língua
03/05/2023

Com trabalho em equipe dentro de cenários desafiadores, projeto traz múltiplos aprendizados para alunos do 6º ao 9º ano

Time Olímpico de Inglês do Colégio Pentágono
Alunos do Colégio Pentágono fazem imersão na língua inglesa de um modo mais abrangente no Time Olímpico de Inglês

A imersão em um novo idioma é um dos métodos mais eficazes para alcançar a fluência. No entanto, os alunos do Colégio Pentágono têm uma experiência ainda mais enriquecedora por meio do Time Olímpico de Inglês que, para além do aprendizado da língua inglesa, promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.

O English Olympic Team (EOT), criado pelo Departamento Internacional do Colégio, coloca os estudantes em situações desafiadoras que exigem o uso adequado do inglês. A equipe é formada por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que se encontram em training sessions presenciais.

“[No Time Olímpico] Promovemos desafios que exigem, além do uso do inglês, trabalho em equipe, criatividade, gestão de tempo e recursos, consciência corporal e espacial, e, acima de tudo, a concepção de que a língua é um canal para se atingir o objetivo, e não o objetivo final”, afirma Erick Holowka, Professor e Coordenador do Departamento Internacional do Pentágono, e que atua como Coach (Técnico) no Time Olímpico de Inglês.

Um time engajado

O envolvimento dos alunos é essencial para o projeto, e os esforços têm gerado resultados. Melissa de Lucas Quinze, aluna do 9º ano, entrou para o EOT em 2020 e tem colhido frutos a partir da iniciativa. “Me sinto muito mais confortável com a realização das apresentações em público, dentro e fora dessas aulas. Sinto que minhas habilidades de comunicação em inglês estão muito melhores e vejo o quanto eu aprendi durante o processo”, relatou.

As atividades do EOT abrangem desde a criação de slides para apresentações em público até debates, atuação e improvisação. “Também aprendemos a nos abrir para novos projetos com os quais não estávamos acostumados, alguns exemplos que me marcaram foram: a criação de um programa de TV, apresentar um assunto de alta dificuldade (como química orgânica) para crianças de até 5 anos e a produção de um musical”, exemplificou Melissa.

São propostas de múltiplas facetas que promovem a interação entre os alunos e incentivam a atuação em equipe, a criar laços.

Aprendizado em ambiente multisseriado

A dinâmica do time foi cuidadosamente elaborada para maximizar os benefícios de um ambiente multisseriado, que reúne estudantes com idades diferentes. Durante os desafios em grupo, os alunos são agrupados de maneira heterogênea, permitindo que os mais jovens aprendam com os mais velhos, enquanto estes podem aprimorar habilidades de liderança.

“Nas primeiras aulas, eu via todos os alunos mais velhos se comunicando e desenvolvendo os projetos usando a língua inglesa com tanta facilidade, e aquilo fez com que eu quisesse me envolver mais também”, afirmou Melissa de Lucas.

Além disso, ao final de cada desafio, uma dinâmica de feedback é implementada em duas etapas. Primeiro, os alunos destacam os pontos positivos das apresentações e, em seguida, fornecem sugestões para aprimorar o desempenho em futuras oportunidades. Segundo Erick Holowka, o processo cria um ambiente de confiança e colaboração mútua, incentivando o crescimento e o desenvolvimento contínuos.

“Ensinamos não só como falar inglês, mas também como usá-lo. Uma diferença sutil, mas muito valiosa”, apontou o Coach do Time Olímpico.