Home / Blog / Dicas para participar do MUN, a simulação da ONU
12/04/2023

Dicas para participar do MUN, a simulação da ONU

Evento acadêmico reúne alunos em uma simulação de atividades da Organização das Nações Unidas (ONU)

Exercer a diplomacia, defender ideias e desenvolver habilidades de debate. Para além de um desenvolvimento pessoal, participar de uma simulação da ONU, o MUN (Model United Nations), pode enriquecer o seu currículo acadêmico e aumentar as chances de uma aceitação em uma universidade no exterior – que consideram as atividades extracurriculares como essenciais no seu processo seletivo.

Estudantes em simulação da ONU
Estudantes do Pentágono participam do Model UN, simulação da ONU para integrantes do Bridges

Mas, como participar de uma dessas simulações?

Estudantes brasileiros do Ensino Médio podem enviar aplicações para participar tanto representando a sua escola como individualmente. Em 2023, o Harvard MUN promovido pela Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos, contou com a participação de dois alunos do Colégio Pentágono: Lucas Faro e Pedro Lopes

A dupla representou o Colégio atuando entre os 4000 participantes de 60 países diferentes na simulação, todos alunos do 9º ano ao Ensino Médio.

É importante dizer que existem mais de 400 simulações da ONU ou similares pelo mundo. Além do Harvard MUN, eventos como OxfordUN e Change the World MUN (CWMUN) também tem reconhecimento internacional.

No Brasil, algumas universidades também promovem simulações para alunos do Ensino Médio, como o Fórum FAAP, realizado em São Paulo. Há também a MINIONU, organizada pela PUC-Minas Gerais e que já chega em sua 24ª edição, e a ONU Jr, no Rio de Janeiro.

Estudantes em simulação da ONU
Model UN, do programa Bridges, convida os alunos a participarem de uma simulação da ONU em inglês

Foco e preparação

A simulação da ONU coloca alunos no papel de embaixadores de países que integram as Nações Unidas, trazendo resoluções sobre problemas introduzidos e explorando novas ideias na geopolítica. Uma imersão completa no universo diplomático, que pode durar até cinco dias.

Com tantas oportunidades para participar de uma simulação da ONU, se preparar também é uma boa ideia. Falar bem público e saber trabalhar em equipe são habilidades muito exploradas no MUN, onde os participantes são instigados a discursar e argumentar nos mais diversos cenários.

Entender temas abordados na simulação faz a diferença no decorrer do processo, e é preciso se apoiar em leituras indicadas por professores, guia de estudos e indicações bibliográficas neste percurso. Para se aprofundar ainda mais na política externa, também é válido ficar de olho em notícias de jornais consagrados como CNN, BBC, Le Monde Diplomatique e El País.

Procure saber quais delegações fazem parte do comitê e quais peculiaridades cada uma delas apresenta, como o âmbito econômico, político, social, ambiental, acordos entre países, alianças, parcerias, e o país é contra e o que é a favor.

Outra dica é conferir os discursos de todos os países membros na abertura das sessões da Assembleia Geral, que estão disponíveis no site da ONU.