Home / Blog / Existe idade para começar a aprender inglês?
09/11/2023

Existe idade para começar a aprender inglês?

O aprendizado do inglês está na compreensão da ‘janela de oportunidade’ e em uma abordagem pedagógica eficaz

No universo educacional, a busca por respostas sobre o momento ideal para iniciar o aprendizado de um novo idioma é constante. Quando se trata do inglês, língua franca global, a pergunta ganha ainda mais relevância. Afinal, existe uma idade ideal para dar início a essa jornada linguística?

O processo de aprendizado de uma língua estrangeira é influenciado por diversos fatores, sendo o desenvolvimento cognitivo da criança um dos mais importantes. Pesquisas indicam que existe uma “janela de oportunidade” durante a infância, em que a absorção de novos idiomas ocorre de maneira mais natural e eficiente.

Durante os primeiros seis anos de vida, o cérebro está particularmente receptivo à linguagem, facilitando a aquisição de habilidades linguísticas de maneira intuitiva. Entretanto, é preciso reconhecer as individualidades entre os pequenos.

Variações individuais e estímulo adequado

Cada criança é única em seu ritmo de desenvolvimento. A eficácia do aprendizado está diretamente ligada à abordagem pedagógica adotada, com o comprometimento e a metodologia adequada como os verdadeiros catalisadores do sucesso linguístico.

O Colégio Pentágono opera com a premissa de que quanto mais cedo uma criança é exposta a um novo idioma, mais rápida será sua aprendizagem e domínio linguístico. Desde a Educação Infantil, o inglês é integrado à grade curricular, com ênfase em habilidades de leitura, escrita, oralidade e compreensão auditiva, proporcionando aos alunos a aplicação prática da língua em situações cotidianas.

Além das aulas regulares, o Pentágono oferece o learn&play, programa exclusivo de imersão na língua inglesa, destinado ao desenvolvimento do inglês para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Em um ambiente imersivo e multidisciplinar, as crianças aprendem inglês de forma natural, participando de atividades diversificadas e lúdicas, como almoços, experiências culturais, brincadeiras e projetos individuais. O storytelling é utilizado como uma ferramenta potente, que permite um ensino contextualizado, onde as crianças reproduzem estruturas de frases, não apenas palavras.

O learn&play proporciona uma base sólida de inglês desde cedo, abrindo um mundo de possibilidades para as crianças e facilitando o aprofundamento nos Anos Finais e Ensino Médio. A continuidade do aprendizado, inclusive, é garantida entre os mais velhos, do 6º ano  à 3ª série, no inglês curricular e no Bridges.